Agilidade na tomada de decisão

O Grupo Renac, empresa de recuperação de crédito amigável e judicial, escolheu as soluções Office Analytics e Visual Analytics do SAS como novas ferramentas de negócios para centralizar os processos internos, tornando-os ainda mais ágeis e eficientes. “Precisávamos de uma solução que nos auxiliasse a otimizar o processo de extração e tratamento das informações de nossos diversos bancos de dados, por isso optamos pelo Office Analytics”, explica Alexandre Hernandes, diretor do Grupo Renac.
Entre as áreas do Grupo diretamente beneficiadas pela adoção da solução estão a Controladoria, o setor de Management Information Systems, MIS e a equipe de Control Desk. “Com os saltos de qualidade permitidos com o uso dessa ferramenta, conseguiremos ganhar tempo para a tomada de decisão, melhorando a produtividade e performance dentro de nossa operação”, destaca Hernandes.

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Agilidade na tomada de decisão



A IDC desenvolveu pesquisa para a Informatica Corporation, fornecedora de software de integração de dados, para mapear o mercado das grandes companhias de diversos setores em relação aos investimentos em TI e projetos de integração de dados para este ano. Participaram mais de 40 empresas do Brasil e 20 do México, dos segmentos de governo, utilities, indústria, finanças e comércio. Um ponto positivo da pesquisa é o aquecimento do mercado. Os orçamentos já estão aprovados em 23% das empresas no Brasil, enquanto que no México este índice é um pouco maior, representando 30% dos entrevistados.

 

A partir do estudo, a IDC elencou as prioridades das grandes companhias em relação a investimentos em TI no próximo ano. Tanto no Brasil como no México, o destaque foi para investimentos previstos com desenvolvimento de projetos relacionados a implementação de novas aplicações ou upgrades de sistema, em iniciativas que aumentem a eficiência operacional com redução de custos e, também, com tecnologias que auxiliam a tomada de decisões, como data warehousing e Business Intelligence.

 

O levantamento aponta, ainda, que a grande maioria das empresas consideram adquirir uma plataforma de integração de dados. Nos casos de projetos de integração, as mais citadas são data warehousing e consolidação de dados. No México, chama a atenção também a necessidade de implementar ferramentas para gerenciamento de dados, como MDM (Master Data Managamenet).

 

“Avaliando os dados da pesquisa, notamos que há uma necessidade urgente do mercado para mudança ou reestruturação da infraestrutura de TI em curto prazo, especialmente em processos que ajudem na tomada de decisão no dia-a-dia dos negócios”, diz Carlos André, vice-presidente para a América Latina da Informatica Corporation. “Com esse resultado, é interessante perceber que, mesmo com pequenas variações, os dois países pesquisados apresentam praticamente as mesmas necessidades”, complementa.

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Agilidade na tomada de decisão



O Itaú Unibanco assinou contrato de Business Analytics com a IBM Brasil visando implementar uma nova arquitetura de informação capaz de suportar o plano estratégico de crescimento para os próximos cinco anos. Após o anúncio da fusão, em novembro de 2008, o Itaú Unibanco iniciou o processo de reformulação da infraestrutura com um modelo centralizado, que possibilita o gerenciamento e a análise de dados de toda instituição em um ambiente escalável e de alta disponibilidade, para tornar o processo de tomada de decisões mais eficiente e seguro.

 

A solução desenhada pela IBM é composta pelo appliance de data warehouse InfoSphere Smart Analytics System (ISAS), inicialmente com 120 TB de capacidade de armazenamento, sistemas de integração de dados InfoSphere Information Server e serviços compartilhados de BI baseados em tecnologia IBM AIX Power 6.

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Agilidade na tomada de decisão



Como consequência de administrarem uma rede varejista com centenas de lojas amplamente distribuídas, os executivos do Grupo Pão de Açúcar encontram-se em trânsito a maior parte do tempo. Assim, para que as decisões sejam mais rápidas e assertivas, fez-se necessário que as informações estratégicas chegassem até eles de forma atualizada e consistente, onde quer que estejam. Foi exatamente esse cenário que motivou o grupo varejista a definir 2009 como o ano da mobilidade. Como parte das iniciativas, está estendendo a plataforma de business intelligence (BI) até os dispositivos móveis com a implementação do MicroStrategy Mobile, ferramenta desenvolvida pela MicroStrategy.

 

Segundo Célio Teixeira Guedes, gestor de BI do Grupo Pão de Açúcar, há algum tempo existe na companhia a preocupação de se levar as informações até quem decide. A primeira iniciativa foi o envio de informações relacionadas a vendas via SMS. “Ainda eram informações estáticas e sem apelo de usabilidade. Desenvolvemos então, em 2008, uma aplicação on-line com informações de vendas de todas as lojas. Foi esse aplicativo que despertou a importância da mobilidade para a gestão dos dados e abriu caminho para levar o BI para dentro dos dispositivos móveis”, explica.

Teve início dessa forma, há cerca de seis meses, o projeto piloto de implementação do MicroStrategy Mobile. O Grupo Pão de Açúcar já era cliente da MicroStrategy há cerca de nove anos. O diferencial dessa iniciativa em relação às anteriores é a diversidade de assuntos que podem ser tratados, de acordo com Guedes. “Todos os relatórios referentes aos mais relevantes temas da empresa, como estoque, margem, volume de compras, pagamentos, entre outros, poderiam sair do universo do BI do Grupo Pão de Açúcar e irem para os dispositivos móveis de cada um dos executivos. A ferramenta nos trouxe liberdade, pois antes tínhamos que trabalhar informações específicas”, completa.


Nesse primeiro momento, estão sendo trabalhados os principais números relacionados à cadeia de abastecimento, a forma e conteúdo como os dados irão para a plataforma móvel, assim como relevância e granularidade dessas informações. O MicroStrategy Mobile está sendo utilizado há dois meses aproximadamente, experimentalmente, por alguns executivos do Grupo Pão de Açúcar. No entanto, cerca de 300 profissionais, entre eles presidentes, vice-presidentes, diretores executivos e diretores de departamentos, terão acesso ao BI móvel.


Para Guedes a expectativa em relação ao projeto é bastante boa, pois mesmo em pouco tempo de utilização já existe um feedback bastante positivo em relação à utilidade da tecnologia. “Os executivos já despertaram para o poder e facilidade de ter no celular as informações antes restritas ao seu computador. E mais ainda, a capacidade de manipular onde estiverem essas informações”, finaliza.

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Agilidade na tomada de decisão



Preocupada em inovar, de forma contínua, a Sil Fios e Cabos Elétricos investiu, recentemente, em diversos projetos de TI, em parceria com a ITGroup. Entre eles, está o SilOnLine, sistema que controla todas as vendas realizadas pelos representantes comerciais da empresa. “Registramos um crescimento expressivo no número de representantes, que passou de 40 para 60 pessoas, e o sistema que usávamos anteriormente era inviável para acompanhar esse aumento”, comenta Vicente N. Sugui, gerente de informática da Sil.

 

Antes, um sistema desenvolvido internamente era instalado nas máquinas dos representantes, que gravavam os pedidos e faziam uma conexão com a Sil, para enviá-los ao servidor. Essa conexão também permitia a atualização de informações, como uma possível mudança nos preços. Segundo Sugui, para rodar este sistema eram necessárias algumas configurações específicas. “Nem todos os representantes tinham máquinas compatíveis, ou o cuidado necessário para proteção de vírus, o que dificultava a performance do micro e da conexão. Com o SilOnLine, é preciso apenas acesso à Internet, sem nenhum outro pré-requisito”, explica.

 

Além de otimizar todo o processo de transmissão de pedidos, o sistema trouxe novos recursos, tais como a consulta a comissões, acesso ao cadastro dos clientes e acompanhamento dos pedidos. “É possível acompanhar o status de cada um deles, de qualquer lugar. Basta acessar a Internet, para saber se o pedido está ainda na fábrica, na transportadora ou a caminho. Isso trouxe mobilidade aos representantes e segurança aos clientes, que podem obter mais precisão de quando o material será entregue”, comenta Sugui.

 

A flexibilidade e a facilidade de interação com o usuário foram itens levados em conta para o desenvolvimento do SilOnLine. “Qualquer mudança que desejarmos fazer no sistema, seja uma atualização de preços, ou uma nova política de descontos, é feita de maneira fácil e independente, por nossa equipe interna. O modo dinâmico com que ele foi elaborado dispensou a necessidade de treinamento e teve uma ótima adesão dos representantes, já que eles não precisam mais digitar o pedido item por item, pois as opções já estão descritas na tela, é só clicar no item correspondente”, diz ele, completando ainda que o projeto impactou nos negócios da empresa. “Hoje, temos acesso às informações mais rapidamente e, com isso, agilizamos nossa tomada de decisão”.

 

O sucesso do projeto motivou a Sil a ampliar a parceria com a ITGroup. Há cerca de um mês está em andamento a implantação do sistema PCP (Planejamento e Controle da Produção). Integrado ao SilOnLine, o PCP faz um levantamento de todos os pedidos registrados, verifica o que tem disponível no estoque e caso estiver faltando algo, ele emite uma ordem para a produção, ou seja, a fabricação de fios e cabos é feita de acordo com a demanda, evitando desperdícios. Também está prevista a implantação de um sistema de notas fiscais eletrônicas, para os próximos meses.

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