Diante da alta competitividade do setor e das próprias mudanças do mercado, muitas empresas de cobrança têm optado pelo uso do autoatendimento. Afinal, a ferramenta vem se mostrando com grandes vantagens para empresas, inclusive por trazer ganhos também para o cliente que está inadimplente e busca resolver suas dívidas. Tanto que, embora não seja uma novidade, ela vem, cada vez mais, caindo no gosto do consumidor, exatamente por facilitar a negociação, segundo Carlos Henrique Mencaci, presidente da Total IP, o que vem fazendo com que o mercado olhe com mais carinho para essa tecnologia.
Não por menos, atender ao gosto desse novo perfil de cliente se mostra como uma das principais razões para a adoção. Segundo Luis Carlos Bento, CEO da Intervalor, o consumidor atual é uma pessoa “com mais acesso ao meio digital e mais confiante em comprar online, fazer transações financeiras e resolver pendências por meio de canais alternativos”, por isso, o executivo acredita que a ferramenta tem dado resultados. Na visão dele, cada vez mais, o consumidor está multicanal, ou seja, quer poder escolher qual meio de contato é o mais conveniente em cada momento. “É tarefa das empresas disponibilizar os mais diversos canais e estar sempre à disposição”, alerta. Nesse sentindo, o diretor da NovaQuest, Jair Lantaller, reforça que, de fato, estamos vivendo uma revolução no modo como nos comportamos e interagimos. “Vivemos a era dos smartphones. Estamos ficando acostumados a resolver todas as nossas demandas com um click”, diz o executivo.
No entanto, mais do que ser uma comunicação eficaz com esse novo consumidor, o autoatendimento pode ser a solução para aqueles clientes que não se sentem confortáveis em falar sobre as dívidas com os funcionários da empresa de cobrança. Da mesma forma, Emilio “Pitico” Vieira Neto, sócio diretor da Cobrev, ressalta que essa tecnologia também permite aos clientes inadimplentes negociarem sem interação direta com os funcionários, sejam próprios ou terceirizados, que muito das vezes não estão preparados para negociar com um devedor.
Outro ponto em que o autoatendimento se mostra eficaz é nos ganhos que traz para a empresa. “Além de atender às necessidades dos clientes, o custo versus benefício do autoatendimento é bastante vantajoso. Permite que negociações sejam feitas 24 horas, nos sete dias da semana, sem que para isso, tenha de manter equipes numerosas de plantão”, afirma o CEO da Intervalor, Luis Carlos Bento. Com isso, as empresas podem também fortalecer-se no mercado, como comenta Pitico. “O oferecimento de uma gama mais ampla de serviços, o registro de informações gerenciais em maior quantidade e com maior confiabilidade, a maior padronização dos processos, além de outros benefícios cria um grande diferencial competitivo”, completa.
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