Hoje muitas empresas do setor de cobrança já entendem a importância de trabalhar a educação corporativa com seus colaboradores, visando principalmente o preparo deles os desafios que esse mercado oferece. Na Localcred, por exemplo, esse já é um assunto prioritário. “A educação corporativa da Localcred busca formar profissionais aderentes à ética e à tradição da empresa. Isso começa dentro de casa, no desejo de sentir-se bem e valorizar o clima organizacional. Na continuidade, avançamos para a cordialidade do atendimento ao cliente, com uma simples orientação de segurança, atenção ao prazo do pagamento dos boletos, cuidados adicionais com os e-mails suspeitos, bem como acreditar no desenvolvimento pela educação”, explica Marcos Ariante, diretor de Recursos Humanos da Localcred.
As vantagens de trabalhar a educação corporativa com os funcionários, segundo Ariante, é ter pessoas comprometidas com as políticas da empresa e que propõem soluções inovadoras e criativas para superar qualquer obstáculo que apareça. “Quanto mais conhecimento e prática, melhores ficamos naquilo que fazemos. É sempre oportuno ressaltar que reconhecer o esforço das pessoas pela valorização ao acesso e fomento à educação é um patrimônio que completa a relação ‘ganha-ganha’, imprescindível para enfrentarmos os desafios que se apresentam, transformando pelo comprometimento em equipe, as dificuldades em oportunidades”, comenta.
Nesse quadro, a principal dificuldade são as frequentes renovações no quadro de colaboradores, que exigem um trabalho consistente das nossas equipes de treinamento e monitoria, de acordo com o executivo. Dessa forma, para manter a educação corporativa, é preciso foco, persistência e planejamento. “Essas são as tônicas que garantem a continuidade do nosso padrão de qualidade, identidade corporativa e código de conduta”, explica.