A ClearSale lança o Digital Trust Index, índice que mede a confiabilidade e reputação de consumidores com base no histórico de consumo do indivíduo no mundo digital. A solução, que já está disponível na versão beta, permite que instituições financeiras e empresas tenham mais subsídios na hora de conceder crédito.
Para desenvolver o produto, a empresa identificou que o mercado financeiro utiliza atualmente dados cadastrais que não se atualizam com a mesma velocidade da atuação do consumidor. Estes dados sofrem ainda reflexos da base negativadora de birôs externos, resultando em uma pontuação que determina se uma pessoa está apta ou não a receber crédito.
Com o Digital Trust, a ClearSale considera aproximadamente 64 variáveis e 320 parâmetros, em um cálculo estatístico, que atribui uma nota de 0 a 999. Quanto maior a pontuação, mais confiável é o cliente. O diretor de produtos da ClearSale, Gilmar Hansen, explica que por analisar informações de R$46 bilhões em transações por ano, a empresa tem as credenciais necessárias para enxergar as mudanças de comportamento do consumidor mais rapidamente.
“Sabemos que uma pessoa não se limita apenas a uma pontuação boa ou ruim. Ao unir nossos cálculos estatísticos, que são calibrados dinamicamente por meio de machine learning, com insumos de diversos segmentos de mercados, passamos a contar uma história positiva e ampla sobre os consumidores, analisando contextos”, explica.