Devido à variedade de aplicações possíveis, os consorciados do segmento de serviços têm utilizado os créditos de suas cotas em novas situações e oportunidades, mostra levantamento da assessoria econômica da Abac, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. Além dos serviços mais procurados nos cinco anos de existência, como festas e eventos e turismo, serviços residenciais e educação e procedimentos médicos, o participante tem inovado e utilizado o crédito para serviços relacionados às consultorias diversas, mecânica automotiva e telecomunicações.
A pesquisa apontou, entre os contemplados que já utilizaram os créditos, maior presença dos serviços residenciais com 60,09%, seguidos de saúde e estética com 11,98% e de festas e eventos com 9,92%. Com menores participações estiveram turismo (2,66%) e educação (0,58%), além de 14,77%, citados em “outros”, no qual estão incluídos os inéditos.
Para Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac, a história dos consórcios de serviços é bastante recente, diversa de outros produtos como veículos que já contam com mais de 50 anos. Contudo o consumidor brasileiro tem utilizado o mecanismo com vários objetivos. “Devido à sua versatilidade, torna-se fácil a sua utilização em diversas ocasiões, propiciando desde realizações pessoais até a solução de problemas residenciais e com veículos automotores. Porém, a criatividade vem registrando novas oportunidades, mostrando-se útil, econômico e com prazos mais longos para pagamento”.