Lidar com colaboradores inadimplentes muitas vezes pode ser uma dificuldade. Quando falamos de uma empresa de cobrança, então, muitas vezes a história é mais delicada. Segundo Sonia Nakabara, diretora de operações da Avance RH, a maior preocupação é a empresa não estar condizente com o seu foco de atuação. “É de se pensar: como um colaborador interno inadimplente terá o poder de convencimento com o seu cliente externo inadimplente a pagar suas dívidas se está com o mesmo problema?”, indaga.
Para Sonia, essas dívidas podem causar diversos problemas para o funcionário, que muitas vezes perde o foco no trabalho. Segundo a especialista, é aí que entra o trabalho do departamento de recursos humanos, que deve ter disposição para ouvir e ajudar os colaboradores a resolver suas pendências. “Desenvolver ações juntamente com o colaborador para que consiga saldar ou amortizar suas dívidas e paralelamente orientá-lo da importância de se fazer e manter um bom planejamento financeiro porque dará a ele o equilíbrio para a sua vida pessoal e profissional”, comenta.
Ainda de acordo com Sonia, quando há queda na produtividade do funcionário, o mais aconselhável é que o gestor imediato tenha um diálogo transparente com o funcionário inadimplente. “É preciso pontuar que toda esta fragilidade está afetando diretamente no seu trabalho e relacionamento dentro da empresa e mostrar que é possível e se faz necessário retomar o seu desenvolvimento profissional e equilíbrio emocional”, explica.