Consórcio em alta
“O crescimento do sistema nos últimos anos é uma prova que o consórcio tem sido escolhido por parte expressiva de consumidores que planejam o seu futuro, da sua família e até mesmo da sua empresa. Os mais de cinco milhões de consorciados atestam o mecanismo como forma de realização dos sonhos de consumo ou de formação patrimonial”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac.
O número de consorciados em veículos automotores – veículos leves, veículos pesados e motocicletas – cresceu quase 12% em fevereiro, com aumento de 7% nas vendas de novas cotas no primeiro bimestre. Com mais de 47% de participação nas vendas internas, os consórcios de motocicletas e motonetas apresentaram crescimento de 6,7% no total de participantes em fevereiro deste ano. Os 2,4 milhões de consorciados representam 45,3% de todo o sistema.
Depois da atipicidade ocorrida no mercado de imóveis nos últimos anos, quando a alta dos preços provocou redução nas vendas de novas cotas, os dois primeiros meses de 2013 apresentaram reversão da tendência, com estabilidade nas adesões e crescimento no número de participantes e nas contemplações. O tíquete médio que aumentou em quase 12% neste bimestre.
Depois da mudança de postura em 2012, o consorciado de eletroeletrônicos mostrou que seu novo perfil de comprador pode ser constatado pelo valor médio do tíquete de fevereiro de 2013, que registrou alta de 38,2% sobre o ano passado. Por se tratar de meses de férias e de carnaval, janeiro e fevereiro deste ano mostraram menos vendas de novas cotas de consórcios de serviços. Contudo, o total de participantes cresceu mais de 35% e as contemplações aumentaram 19%.