Aproveite. Ainda dá tempo de inscrever seu case

O canal para quem respira cliente.

DebitumX lança marketplace para compra e venda de créditos

Ignacio Dameno

A companhia ingressa no mercado disponibilizando carteiras ativas ou de créditos vencidos e prestar consultoria a cedentes e cessionários

A DebitumX anunciou sua chegada ao mercado brasileiro e argentino como um marketplace de compra e venda de crédito, conectando investidores e cedentes em igualdade de condições. O mercado estima um volume recorde de cerca de R$ 75 bilhões em carteiras inadimplentes, mas com real potencial de ser quatro vezes maior, segundo projeta Marcel Souza, diretor comercial da DebitumX no Brasil.

Ao longo de duas décadas de experiência em gigantes do setor pela América Latina, o quarteto formado pelo CEO, Ignacio Dameno, o conselheiro Jeffrey Hoberman e os diretores Marcel Souza e Fernando Longo, amadureceu a ideia de democratização de serviços relacionados, “conseguindo unir inovação e expertise em um hub completo e 100% digital”, segundo garantem.

O alcance da inadimplência

Ignacio Dameno lembra que, segundo dados levantados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quatro em cada dez brasileiros adultos (40,10%) estavam negativados em dezembro de 2022 – o equivalente a 65,06 milhões de pessoas. “Nossa jornada nos deixa confiantes para seguir o propósito de simplificar o processo de quem deseja ceder seus créditos com quem procura investir nestes produtos, entregando para elas um ecossistema digital, com soluções para diversos momentos dos nossos clientes. Desde 1995, com a chegada do plano Real, o mercado de crédito brasileiro acumula carteiras pendentes, que podem ser negociadas gerando um volume ainda maior de compra de crédito. Uma das nossas missões é exatamente educar o mercado vendedor para essas negociações”.

Enquanto para Marcel, “a cessão de crédito pode ser uma verdadeira salvação não só para se livrar dos riscos de não receber, como também pela possibilidade de criar uma receita extraordinária no demonstrativo de resultado do exercício (DRE). Ao vender uma carteira ativa de recebíveis, há uma redução nos ativos de créditos a receber, e uma injeção de resultado no Patrimônio Líquido (PL). Como isso é dinheiro no caixa, permite  aos nossos clientes investirem onde precisarem no core business.”

Marketplace integrado 

Na DebitumX, usuários podem disponibilizar carteiras de créditos performing e non-performing de diversos segmentos, por meio de seu Marketplace integrado, que viabiliza soluções para companhias e instituições de atuações diversas, como: financeira, varejista, imobiliária,; além de serviços para créditos corporativos (acima de US$1 milhão), automotivo (veículos), dívida ativa, utilities, telecomunicações, entre outras verticais; administrando todo ciclo de venda, desde a análise inicial até o fechamento da operação.

De acordo com Dameno, “com forte expertise em Venda de Carteiras, Pricing & Analytics a DebitumX englobará todas as soluções de ponta em serviços de suporte end-to-end no processo de compra ou venda de carteiras. Nossa visão de futuro é a da convergência digital onde todos os produtos, e serviços funcionem de maneira integrada, com ofertas mais abrangentes aos  parceiros, gerando uma ampla oferta de produtos, ganhos de escala e redução de riscos. Daí a importância de uma estruturação de sistemas e tecnologia que tenha a capacidade de processamento e gestão integrada deste novo universo múltiplo e convergente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima