A recuperação de crédito tem desafiado as empresas que, afetadas pelas mudanças nas condições econômicas, precisam constantemente revisar suas estratégias de cobrança, atentas aos movimentos mais ou menos agressivos de seus concorrentes nessas ações. Muitas vezes as empresas, independentemente do segmento, têm dificuldades em visualizar o comportamento de sua carteira de clientes inadimplentes e seu posicionamento em relação aos concorrentes e ao mercado. A Boa Vista Serviços buscou proporcionar essa visão aos clientes, a partir de uma base comparativa, a qual permite também cada gestor analisar a eficiência de suas estratégias.
O MIS Cobrança, nome dado ao projeto, é um conjunto de indicadores estruturados, criado para dar apoio às empresas que buscam definir estratégias diferenciadas, analisando a operação de cobrança de forma comparativa com demais players de mercado. A iniciativa nasceu do compromisso da empresa com o foco do cliente, objetivamente na questão das melhorias das estratégias de cobrança. O projeto envolveu áreas de estudos analíticos, tecnologia e produto.
O projeto possui um relatório que fica disponível para todos os clientes que incluem seus débitos na Boa Vista Serviços e fornece os indicadores necessários para suportar as estratégias de cobrança dos clientes. “As comparações com o mercado e com o segmento auxiliam a definir estratégias de cobrança diferenciadas e monitoramento dessas ações, ou seja, proporciona uma visão clara tanto em relação à saúde da carteira de devedores como em relação à qualidade das estratégias de cobrança”, explica Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços. Ainda de acordo com o presidente, um dos benefícios foram as ações de cobrança, que deixaram de ser realizadas de forma indiscriminada e aleatória e podem ser conduzidas de forma mais estratégica, o que lhes confere um grau de eficácia muito maior, além de também contribuírem para o relacionamento adequado com o cliente.
O projeto proporcionou ainda um amplo conhecimento do comportamento de pagamento de inadimplentes, além de tornar a construção de estratégias de cobrança mais simples de serem definidas e fáceis de serem monitoradas. O executivo acrescenta que possibilita a tomada de decisões rápidas, a seleção de clientes inadimplentes para composição de campanhas de recuperação rapidamente, além de consolidar indicadores estruturados com diferentes visões da carteira em uma única ferramenta e auxilia na redução dos custos de cobrança. “Também auxilia na redução dos custos de cobrança, pois ajuda na construção de estratégias mais assertivas e rentáveis e contribui efetivamente para a melhoria dos resultados gerais”, completa Dourado.