As empresas de cobrança estão constantemente em busca da melhoria da qualidade dos processos. Entre os caminhos que podem seguir, um dos principais é o investimento em tecnologia. É o caso da aposta em inteligência analítica, que pode ajudar a garantir a efetividade das operações, aumentando a eficácia. Segundo o professor e doutor Emilio “Pitico” Vieira Neto, a ferramenta contribui para solucionar problemas que as empresas do setor costumam enfrentar.
Ele destaca que a tecnologia pode vir a trazer ganhos às operações com a redução significativa de atritos com os clientes e dos riscos de sucessivos contatos. “Desta forma, utilização da inteligência analítica nas atividades de recuperação de dívidas é essencial para acelerar o processo e promover a sua evolução nas demais carteiras e parceiros”, comenta.
Para isso, a inteligência analítica pode e deve ser utilizada nos diversos pontos do processo de cobrança, segundo Pitico, como na discagem preditiva, na rechamada e melhor horário de comunicação com o cliente. Assim a ferramenta garante mais sucesso em todos as etapas da cobrança. “A solução de analytics na empresa apresenta grande valor ao negócio, pois transfere o foco da busca pela informação para a busca pela melhor resposta”, completa.