Muitas organizações, hoje, ainda não se atentaram para o fato de que a insatisfação dos colaboradores gera impactos negativos. Elas que o investimento em pessoas é desnecessário. Contudo, pesquisas como o GPTW – Great Place To Work vêm demonstrando o quanto a relação entre satisfação dos funcionários e os resultados da empresa são totalmente proporcional. Um exemplo disso é a Meireles e Freitas Cobrança Digital, que participa da premiação desde 2014. A empresa tem alcançado bons resultados no ranking, conquistando melhores posições a cada ano, bem como registrando crescimento operacional, ao aumentar a confiança dos clientes em seu modelo de negócio.
“Tudo o que fazemos é para os nossos colaboradores, para os nossos clientes e para a saúde da nossa empresa. A Meireles e Freitas possui vários donos que são cada um dos nossos colaboradores. Os prêmios e o crescimento da empresa são consequência dos investimentos em diversas áreas, mas, acima de tudo, em pessoas. Juntos, comemoramos cada vitória alcançada, pois entendemos sua importância, e assim continuaremos a cada nova conquista e desafio”, comenta Venâncio Freitas, CEO da Meireles e Freitas Cobrança Digital.
A empresa, desde que passou a participar da pesquisa, triplicou o número de colaboradores e, mesmo assim, cresceu no ranking. Além disso, também quadruplicou o faturamento no período. “Para as organizações hoje, é um grande desafio trilhar o caminho de melhor resultado para os seus colaboradores e para a organização, mas pesquisas como GPTW nos ajudam a mapear as empresas que estão desenvolvendo as melhores práticas e incentivam outras a buscarem os melhores resultados por meio de um clima laboral melhor, pois, quanto mais se investe em pessoas, mais destaque se consegue obter no mercado. Consequentemente, também se torna possível crescer de forma sustentável”, completa o executivo.
EVOLUÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO GPTW
2014 – Conquista do 32ª lugar do Ceará.
2015 – Consegue disseminar a cultura de empoderamento e autonomia, fazendo com que os colaboradores passassem a se sentir responsáveis pelas conquistas e resultados. Neste ano, a Meireles e Freitas chegou à 7ª colocação no Ceará, ao mesmo tempo em que o faturamento aumentou em 32% comparado a 2014.
2016 – Reafirmou, em diversas campanhas ao longo do ano, o orgulho de pertencer a Meireles e Freitas, focando em desenvolvimento interno, oferecendo oportunidades de crescimento profissional. A empresa também passou a escutá-los mais e a colocar em prática as sugestões, bem como falar de forma ainda mais transparente todas as decisões tomadas. Incentivou ainda a participação de todas as áreas em suas estratégias, ofereceu melhor qualidade de vida com programas internos e fortaleceu a cultura de celebrar os resultados em conjunto e de reconhecer os colaboradores em todos os momentos. Dessa forma, conquistou uma visibilidade internacional, entrando para a listagem da América Latina em 23º lugar. Também ocupou a 8ª posição da listagem do Brasil e 1ª Lugar do Ceará. O crescimento foi de 34% em relação ao ano de 2015.
2017 – Foco na mudança de posicionamento da empresa do analógico para o digital, buscando ressaltar a importância dos colaboradores nesse processo. Investiu em estrutura e espaços em que os colaboradores pudessem se sentir em casa e se responsabilizar pelo cuidado de cada ambiente. Também realizou ações de incentivo mais amplas e implementou uma trilha de carreira bem definida. Além disso, criou programas de reconhecimento do tempo de casa e das histórias de sucesso dos colaboradores. Realizou eventos com o objetivo de ressaltar seus valores e a sua essência inspiradora. Conquistou o 17º lugar da América Latina, 4º lugar do Brasil e 1º do Ceará. Conseguiu crescer 37% comparado a 2016.
2018 – O foco foi no Business Agility, quebrando os muros das áreas e integrando os colaboradores de forma que as demandas não correspondessem mais a apenas uma área em específico, mas à empresa. Isso aumentou a integração, o companheirismo, o clima laboral e, por consequência, os resultados. A Meireles e Freitas continuou a incentivar os colaboradores a serem os donos das inovações e a focar no reconhecimento dos destaques. Conquistou o 15º lugar da América Latina, 2º lugar do Brasil e 1º Lugar do Ceará, pelo 3º ano consecutivo. O crescimento em relação a 2017 foi 41%.