Financiamento de veículos cai em 2016

O financiamento de veículos novos registrou o seu mais fraco desempenho no ano passado. O total de recursos liberados foi R$ 80,2 bilhões, o que representa uma queda de 9,9% em doze meses. De acordo com levantamento da Anef, Associação Nacional das Empresas Financeiras de Montadoras, até então o menor volume era de R$ 88,9 bilhões, alcançado em 2015. “O fraco desempenho da economia impactou fortemente na concessão de crédito ao consumidor. Ao mesmo tempo em que os bancos, em razão do aumento dos riscos, foram mais rigorosos, muitos consumidores optaram por adiar suas compras com medo de não quitar sua dívida. O ano de 2016 foi de muita cautela, tanto por parte das pessoas, como por parte das instituições financeiras”, avalia o presidente da entidade, Gilson Carvalho.
Na avaliação do executivo, 2017 deverá ser um pouco melhor. A expectativa é de que o saldo de financiamentos para a compra de veículos e motocicletas registre um pequeno aumento de 2,5% e alcance a marca de R$ 166,7 bilhões. Já o total de recursos liberados poderá crescer um pouco mais e somar R$ 86,7 bilhões, o que representa uma alta de 5,5%. “No primeiro semestre, o mercado deverá manter o ritmo, pois o nível de confiança da população ainda continua baixo e ninguém quer comprometer sua renda ou ficar inadimplente. Depois, nossa expectativa é de crescimento no volume de negócios, mas ainda muito inferior aos anos anteriores”, avalia Carvalho.
No acumulado do ano, o saldo das carteiras de financiamento foi de R$ 162,7 bilhões, uma diminuição de 11,4% em doze meses. Desse total, R$ 158,3 bilhões foram destinados para as operações de CDC e os restantes R$ 4,4 bilhões para o leasing. Esse indicador equivale a 2,6% do PIB (Produto Interno Bruto). No mesmo período de 2015, essa taxa era de 3,1%, o que representa uma queda de 0,5 pontos percentuais – isso representa 5,2% do total de crédito do SFN (Sistema Financeiro Nacional) e 10,5% do total das operações de crédito – recursos livres.
Em 2016, a taxa de inadimplência nas operações de financiamento registrou aumento de 0,4 ponto percentual tanto para pessoas físicas como para jurídicas. Para o primeiro grupo, a taxa foi de 4,6%, enquanto para o outro, foi de 5.0%. Na carteira de leasing, o índice de não pagadores foi um pouco menor: 3,8% para as pessoas físicas e de 3,6% para as empresas. “Os índices de inadimplência ficaram abaixo da expectativa, o que é muito bom, mas estão crescendo. Em 2014, a taxa para as pessoas físicas era 3,9% e em 2015, foi de 4,2%”, explica o presidente da ANEF.
MODALIDADES DE PAGAMENTO
O financiamento mantém a preferência do consumidor na hora de fechar a compra de um zero quilômetro. No ano passado, 49% dos negócios envolveram operações de CDC. As compras à vista registraram o melhor resultado desde 2008 e corresponderam por 44% das vendas efetuadas em 2016. O consórcio respondeu por 5% dos contratos e o leasing, por 2%.
No segmento dos veículos pesados, o Finame foi responsável por 62% das negociações, seguido pelo CDC (17%), compras à vista (14%), consórcio (5%) e leasing (2%). “Em veículos comerciais o financiamento via Finame sofreu retração de quatro pontos percentuais no ano passado, em relação ao mesmo período de 2015. Isso pode ser atribuído, em grande parte, à migração para modalidades de financiamento, como o consórcio e o CDC, e também para as vendas à vista”, afirma o vice-presidente setorial de veículos comerciais da ANEF, Bernd Barth. “Um dos prováveis fatores para essa mudança pode ser atribuído às condições pós-fixadas do Finame, que não se mostraram tão atrativas em relação às demais modalidades pré-fixadas, sinalizando preferência dos clientes por alternativas mais seguras e previsíveis de financiamento frente a um cenário econômico considerado ainda instável”, conclui.
Já a maioria dos compradores de motocicletas optou pelo consórcio. No ano passado, essa modalidade de crédito foi responsável por 36% dos contratos. Na sequência, estão os financiamentos com 34% das operações e as compras à vista, com 30%. “O consórcio evoluiu substancialmente no ano passado e passou a ser a primeira opção do consumidor, quando ele não tem recursos suficientes para fechar o negócio à vista. Podemos dizer que essa modalidade de crédito permanece sólida e é representativa no escoamento das motocicletas fabricadas no Brasil”, avalia o vice-presidente setorial de motocicletas da ANEF, Ricardo Tomoyose.

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Financiamento de veículos cai em 2016

O ano de 2016 encerrou com 4.654.014 veículos financiados, entre autos leves, motos e pesados. O resultado mostrou queda de 12,4% em relação ao mesmo período de 2015. As unidades usadas tiveram melhor desempenho em relação às novas. No ano foram financiados 2.913.930 veículos usados, recuo de 2% ante 2015. Enquanto os novos somaram 1.740.084 unidades, recuo de 25,6%, na mesma base de comparação.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.
Entre os automóveis leves, foram financiadas 1.063.211 unidades novas em 2016, queda de 26,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já as vendas a prazo de carros usados totalizaram 2.681.797 unidades, recuo de 1,8% na mesma base de comparação. Em 2016, os autos leves de 9 a 12 anos de uso avançaram 16,3% em 2016, na comparação com o acumulado de 2015, com 336.637 carros negociados. Os carros com 4 a 8 anos de uso tiveram leve queda (-0,3%) e somaram 1.445.586 unidades vendidas a prazo.
Considerando as modalidades de financiamento, o CDC perdeu 0,2 ponto percentual em sua participação nas vendas financiadas, passando de 80,9% para 80,7% em 2016, em relação ao acumulado de 2015. Porém, a modalidade continua sendo a mais utilizada pelos consumidores. No ano, foram vendidos a prazo 3.754.348 veículos por meio do CDC, queda de 12,6% em relação ao mesmo período de 2015.
O prazo médio de financiamento de autos leves com 9 a 12 anos de uso aumentou de 40,8 para 41,3 meses em 2016, em relação a 2015. Já o prazo para carros com mais de 12 anos recuou de 38,1 para 36,1 meses, na mesma base de comparação.

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