O mercado de crédito, de forma geral, está em pleno crescimento. Um dos motivos é a variedade de produtos de créditos disponíveis no mercado. “O setor está cheio de oportunidade devido aos diversos serviços oferecidos”, declara Ailton S. Pereira, diretor da CredSul. Esses serviços, por sua vez, estão conquistando cada vez mais essa nova classe C, maior e com mais poder de consumo. “A gente teve um avanço grande na classe C, liberação de crédito, baixa de impostos e tudo mais” declara Maurício Galhardo sócio-diretor e especialista financeiro da Praxis Business, sobre alguns pontos que contribuíram para o crescimento do setor. Esse cenário contribuiu para o fortalecimento do mercado de franquia no segmento. Apesar de ainda pequeno, esse modelo de negócio está cada vez mais sendo a opção que os executivos escolhem para disseminar a marca. Segundo Ricardo Camargo, diretor da Associação Brasileira de Franchising, ABF, existem pelo menos oito redes de crédito que estão atuando. “Entre as empresas, tem aí um total de 355 negócios que, no ano passado, faturaram 24 milhões e 700 mil reais” afirma.
Apesar desses números, montar uma franquia não é tão simples. Para Galhardo, embora seja um caminho interessante para poder explorar o setor de crédito, é preciso alguns cuidados antes de investir para que a empresa cresça e tenha bons resultados. Muitas empresas que atuam nesse segmento, não estão bem preparadas para atender o público. Normalmente, quando alguém quer investir em uma franquia, a franqueadora disponibiliza um plano de negócio para o possível franqueado com todas as informações da rede, no entanto, Galhardo discorda dessa ação. O especialista defende um novo comportamento do investidor. “Esse plano de negócio é legal quando é montado a quatro mãos, ou seja, eu, como franqueado, dedique tempo para estudar o meu mercado e apresente para a franqueadora o porquê é interessante ela montar uma franquia dela comigo”, sugere.
Estar apto para explorar esse mercado, requer também muita pesquisa do interessado em investir. Ele deve conhecer ao máximo o mercado, a região que quer abrir a franquia e o tipo de crédito que as pessoas mais precisam. O executivo Eric Vaz de Lima, diretor da rede Vazoli, trabalhou no segmento antes de abrir a sua empresa e constatou essa deficiência no ramo. “Vi a necessidade de empresas com equipes treinadas, com um único objetivo em atender os clientes com qualidade, cordialidade e seriedade”, lembra. Outro ponto importante para o crescimento de uma empresa de crédito é a oferta de vários tipos de serviços para atender as diferentes necessidades de cada cliente. “Existe um leque bem grande de possibilidades de concessão de créditos para diferentes públicos”, afirma André Oliveira, presidente da CredFácil. Para Ricardo Camargo, diretor da Associação Brasileira de Franchising, o investidor ideal é realmente aquele que estuda muito o mercado, para poder selecionar um bom ponto comercial e conhecer o público interessado. “Na realidade, o franqueado acaba sendo um captador. Ele recebe toda a orientação da franquia, mas tem que estudar com muito carinho o ponto em que ele vai estar localizado e a vizinhança”, conclui o diretor.
Na sua opinião, o sistema de franquias é uma boa forma de disparar o crescimento de uma empresa de crédito? Deixe a sua opinião na enquete do portal Crédito e Cobrança.
Confira as matérias exclusivas do especial sobre franquias de crédito:
Em 2012, as franquias de crédito associadas à ABF faturaram mais de 24 milhões, segundo diretor
Franquias de crédito exigem alguns pontos importantes antes de investir
Com mais de 70 lojas, CredFácil investe em diversos serviços para suprir necessidade de cada cliente
Crescimento de franquia está aliado ao investimento em melhores condições de atendimento
Mercado de crédito está cheio de oportunidade para investidores devido aos diversos produtos
Sistema de franquias é a forma mais garantida de crescimento para uma empresa, segundo especialista