Inadimplência das empresas em queda



Em janeiro de 2011, a inadimplência das empresas apresentou recuo de 0,8%, na comparação com dezembro de 2010, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas. Desde 2006 o primeiro mês do ano não registrava queda na comparação com o último mês do ano anterior. O levantamento também apresentou recuo na variação anual. Em janeiro de 2011, a inadimplência das pessoas jurídicas decresceu 2,1% ante janeiro de 2010.


Para os economistas da Serasa Experian, a queda na inadimplência das empresas, em janeiro de 2011, deve-se ao forte crescimento da economia no ano passado, que gerou maior consumo e, consequentemente, aumento da produção. Nessa direção, estiveram as políticas de estímulo econômico para combater os impactos da crise global. Outro ponto a se destacar, é que a expansão na oferta de crédito para os negócios, também com o apoio do BNDES e dos bancos públicos, deu suporte ao capital de giro e aos investimentos. Além disso, a recuperação gradual das principais economias já dá algum fôlego para as empresas exportadoras.


A perspectiva é de que a atividade das empresas acompanhe a desaceleração da economia, em decorrência da política monetária restritiva, para controle da inflação. Os juros mais elevados encarecerão os custos dos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima