Em pleno cenário de mudanças e adaptações, o mercado de consumo brasileiro percebe o novo perfil dos jovens das gerações Y e Z. Interativos, buscam encontrar as empresas de sua preferência ao alcance do clique e da voz. Antenados, conhecem seus direitos. Exigentes, esperam que os produtos oferecidos tenham não só um belo design como também qualidade e praticidade. Imediatistas, querem respostas rápidas sempre que contatar a empresa. E será que essas empresas estão preparadas para lidar com eles? Nesta semana o Portal Crédito e Cobrança traz a segunda parte do especial sobre Novas Gerações de Consumo – os jovens – com o objetivo de nortear as ações para satisfazer esse novo e promissor grupo de consumo.
Contar com a adaptação dos jovens a um conceito antigo não é uma opção, observa Adriano Gomes, professor do curso de administração da ESPM. “Não há como opinar se estas emergências de consumo são boas ou ruins. Antes, cabe às empresas se adaptarem para atender a estas exigências”, pontua. Gomes salienta que a principal mudança de comportamento se deve ao meio escolhido. “Esta nova classe de consumos, predominantemente realizará suas transações financeiras por meio da internet”, alerta.
“A crescente formalização do mercado de trabalho nos últimos anos no Brasil tem beneficiado a população de baixa renda, principalmente os jovens. Estes, além de terem maior estabilidade no emprego pelas regras do mercado formal de trabalho, passam a contar com um comprovante oficial de renda, o que estimula e facilita o acesso desta camada da sociedade em mercados específicos como o de crédito, telefonia, etc”, destaca Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e Experian América Latina.
Acompanhe as matérias publicadas no Portal Crédito e Cobrança sobre as gerações Y e Z como novos consumidores:
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Como se relacionar e conquistar os jovens das gerações Y e Z
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Jovens puxam demanda por crédito
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