Quando uma empresa precisa de um empréstimo, o crédito para pessoa jurídica pode ser a melhor alternativa. Segundo Luciano Nakabashi, professor de economia da FEARP-USP, por oferecer taxas de juros muito mais baixas, o crédito para pessoa jurídica tem uma vantagem muito maior. “Esse crédito está crescendo positivamente e está crescendo a uma taxa cada vez menor”, comenta.
Com dados do Banco Central, o economista afirma que a procura das empresas por esse tipo de crédito tem aumentado, registrando aumento de 6,12% em abril de 2013, na comparação com o mesmo mês desse ano. “Essa modalidade começa a ter um aumento positivo, o que uma interfere na capacidade de novos empréstimos”, explica.
Além disso, o professor afirma que o crédito jurídico abre novas possibilidades, já que você pode fazer um investimento que você não faria se não tivesse o sistema financeiro para fazer essa ponte de “emprestador” para “tomador”. “Se eu quero abrir um negócio e eu não tenho meu capital próprio, com um capital financiado eu posso fazer isso.”