Nas próximas semanas, chega ao mercado brasileiro um novo modelo de cartão de crédito, desenvolvido pela Shopcards, que permite o parcelamento da compra em até 200 vezes ou pouco mais que 16 anos e meio. A novidade, que promete agradar a consumidores e lojistas, trará juros semelhantes aos praticados no mercado é inspirada numa prática comum nos Estados Unidos e Europa.
“O Brasil vai alcançar resultados de países que conduzem a economia do mundo, onde o crédito existe há mais de cem anos, enquanto que aqui acumulamos apenas 16 anos. Estamos trazendo pra cá um sistema para fazer o lojista vender mais e o consumidor comprar mais. Daqui pra frente tudo vai ser parcelado. A estabilidade econômica impõe isso”, analisa o presidente da empresa Waldemar Petty, ex-presidente da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços e ex-diretor executivo do Banco Real e do Citigroup. Ele lembra que hoje há quase 700 milhões de cartões no Brasil, número que deve ser dobrado em 2014 e que nos EUA ultrapassa 1,2 trilhão.
A administradora de cartões de crédito será focada em private label e tem investimentos programados na marca de US$ 5,8 milhões. Até julho, a expectativa é que a Shopcards alcance 600 mil clientes, chegando a dois milhões no fim do primeiro ano de operação. “Construiremos um banco de dados para oferecer aos compradores o que realmente possa interessá-los de uma maneira muito elegante e eficaz. Queremos ser a Apple deste mercado”, revela Petty.