O processo de cobrança começa bem mais cedo do que muitos imaginam. Essa foi uma as principais mensagens dada por Eduardo Ramalho, diretor da Experian, durante o terceiro painel do 2º Congresso ClienteSA de Crédito e Cobrança, realizado ontem (18/06), em São Paulo. De acordo com o executivo, é importante desde o momento da compra colher o máximo de informações à respeito do cliente.
Para Ramalho, esses dados podem garantir não somente alcançar o sucesso no processo de cobrança. Como exemplo, o executivo citou informações de endereço. “Normalmente, quando se faz uma cobrança por mala-direta, o risco é muito grande da correspondência voltar. A perda pode chegar a 25% do total enviado. Por isso é importante ter um banco de dados bem estruturado”, avisou.
Nesse processo, o executivo também comentou sobre o uso de ferramentas para tratamento dos dados de localização. Ramalho apresentou a solução Infobusca da Experian, criada para o enriquecimento de dados em ações para localização de consumidores e empresas durante processo de cobrança. Outra solução que pode ser utilizada nesse processo é o Infoseek, que permite a padronização, tratamento e cruzamento de arquivos das diferentes bases de dados, além da validação e correção automática de nomes, endereços e outras informações.
A terceira mesa, que teve como tema “Mapa da mina – Caça benchmarking” contou ainda com as apresentações de Fernando Arencibia, CEO da Habber Tec, com o case do banco espanhol Caja Asturias, e Roseli Garcia, superintendente de produtos e serviços da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). Participam também Fábio Amâncio, presidente da Senarc; Cleber Caetano Ribeiro, da ddCom; e Roberto Ribeiro, diretor comercial da AlmavivA. O mediador será Leonardo Vieiralves, diretor da WG Systems.