A procura por crédito no Brasil caiu 1,2% em 2009, em relação a 2008, por causa dos desdobramentos da crise financeira, segundo pesquisa da Serasa. O orgão explica que no segundo semestre do ano passado, houve um crescimento de 4,5% na quantidade de pessoas que buscaram empréstimos junto aos bancos e financeiras, contudo, este aumento não foi suficiente para compensar a queda de 6,8% observada no primeiro semestre.
Segundo a pesquisa, o que determinou a queda de 1,2% na procura por crédito do ano passado foi a classe de rendimento mensal de até R$ 500, que registrou demanda por empréstimos 10,4% menor no período. Já aqueles que possuem renda mensal superior a R$ 10 mil tiveram o melhor desempenho em procura por crédito no ano passado com a elevação de 1,3% sobre 2008.
A Serasa informou que a procura por crédito em dezembro de 2009 cresceu 1,6% sobre novembro, o segundo avanço mensal consecutivo. Em relação a dezembro de 2008, houve alta de 11,1%, mas a base de comparação é muito fraca já que a crise começou a ter seus efeitos na economia brasileiro no último trimestre do ano retrasado.