O jovem de
hoje está cada vez mais preocupado com o seu futuro. Garantir estabilidade
financeira é uma das questões que preocupa quem está iniciando a vida adulta.
Por isso, muitos vêm buscando alternativas para conquistar seus sonhos. É aí
que entra o consórcio. No ano de 2014, 19% dos consórcios foram feitos por
jovens, segundo pesquisa da Abac (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios).
Quem também já percebeu esse maior
interesse desse público foi o Consórcios Luiza. A empresa registrou um aumento no período de
janeiro a setembro (de 2015), comparado ao ano anterior, de 9% nas vendas para
clientes de 18 a 30 anos, segundo Weder Albano, gerente comercial sênior
dos Consórcios Luiza. “O mercado vem
crescendo para essa faixa etária.”
O executivo comenta que o diferencial desse público é que está sempre
ligado em novidades e procura por um investimento que caiba no bolso. Por isso,
ele acredita que o interesse nos consórcios pode estar ligado ao fato dessa
modalidade ter taxas mais baixas que as do financiamento e possibilitarem uma
negociação maior no momento da compra do bem, por realizar o pagamento à vista.
Até por isso, as empresas de consórcios precisam ficar atentas ao público
jovem e se adaptar para receber esse novo cliente. Albano conta que o tem
trabalhado nesse sentido. “É um público
potencial e mais consciente com seus investimentos. Hoje trabalhamos com
créditos específicos e prazos maiores, campanhas e produtos voltados para o
perfil”, explica.