
Na avaliação de Fernando Lemos, presidente do Banco, a instituição manteve o foco voltado para a concessão de crédito, o que contribuiu no aquecimento do consumo por parte das pessoas físicas e na manutenção da capacidade de produção das empresas. “O contexto econômico de arrefecimento da crise financeira internacional, de estabilidade das taxas de juros e de retomada da atividade industrial no mercado doméstico favoreceu a expansão dos negócios no segmento bancário nos últimos meses”, destacou o executivo.
O volume de operações de crédito do Banrisul totalizou R$ 12,5 bilhões em setembro de 2009, saldo que ultrapassa em 14,8% a posição alcançada em setembro de 2008. O crescimento do volume total das operações decorre, basicamente, da expansão da carteira comercial pessoa física, que apresentou aumento de 35,5% em 12 meses. Em setembro de 2009, as operações classificadas como Risco Normal, que abrangem os níveis AA até C, somaram R$ 10,8 bilhões, representando 86,2% do total da carteira, 0,4 pontos percentuais acima do registrado no mesmo mês de 2008.
O índice de inadimplência em setembro de 2009 foi de 3,8% do total da carteira de crédito, com uma redução de 0,3 pontos percentuais em comparação com o indicador apresentado em junho de 2009.