Pesquisa da Adjust mostra que o Brasil foi o 3º país que mais baixou esses apps em 2024
O relatório “Mobile App Trends 2025”, da Adjust, empresa especializada em mensuração e analytics, mostra que os aplicativos de e-commerce registraram, na América Latina, um crescimento de 43% em instalações e 14% em sessões em 2024. A média mundial foi menor, com aumento de 17% nas instalações e 34% mais sessões.
As estatísticas, tendências e previsões são que o Brasil foi o 3º país que mais baixou apps em 2024: mais de 9,4 bilhões de downloads; o País foi o 11º país que mais lucrou com aplicativos — cerca de US$1,6 bilhão; o mobile commerce representa hoje 73% das vendas globais de e-commerce; em 2025 a receita do mobile commerce atingirá US$ 2,5 trilhões, um aumento de 213%; as vendas globais do e-commerce no varejo devem ultrapassar US$ 8 trilhões até 2027; e espera-se que as compras por ativação por voz alcancem um valor de mercado de US$ 34 bilhões até 2034 nos EUA.
Globalmente, houve um aumento de 17% no número de instalações e um crescimento de 13% no total de sessões realizadas. Na América Latina o aumento foi ainda mais expressivo, de 27% nas instalações e 21% no número de sessões.
A duração média das sessões em aplicativos de e-commerce caiu de 10,3 minutos, em 2023, para 10,23 minutos, em 2024. A Europa continuou liderando com as maiores durações de sessão, com 11,33 minutos, apesar de uma leve queda. A América Latina foi a única região onde as durações aumentaram, passando de 8,44 para 8,57 minutos.
“Em 2025, veremos o comércio eletrônico adotar totalmente a publicidade em aplicativos móveis como um canal de desempenho central. As marcas de varejo expandirão seu alcance além dos canais tradicionais de exibição e mídia social para encontrar compradores de alta intenção em enorme escala. Elas serão então capacitadas para impulsionar um crescimento significativo da receita bruta de uma forma que seja acessível e baseada em desempenho”, analisou Paul Kennedy, VP de e-commerce da Adjust.No levantamento, a Adjust também traz um ranking feito pela SensorTower que lista os 10 aplicativos de e-commerce mais baixados no mundo. Em comparação a 2023, Flipkart e Alibaba.com mantêm os 6º e 7º lugares. Temu assumiu o 1º lugar (no ano anterior era o vice-campeão), enquanto Meesho subiu de 5º para 3º lugar e AliExpress de 9º para 8º lugar. Já os apps que perderam posições foram Amazon (de 3º para 4º lugar), Shopee (de 4º para 5º lugar) e Shopsy (de 8º para 9º lugar). O latino Mercado Livre volta para 10ª posição, depois da ausência em 2023.