Jonathans Gomes de Lima, CTO da Evoy Consórcios

Evoy lança agente de IA para descomplicar sistema de consórcios

Batizada de Consorciopédia, agente de IA visa reduzir volume de dúvidas no atendimento e educar o consumidor sobre o mercado de consórcios, reforçando o posicionamento inovador da empresa no setor 

A Evoy Consórcios anunciou o lançamento da Consorciopédia, agente de inteligência artificial “que tem como objetivo transformar a experiência do cliente, garantindo um atendimento mais compreensível, acessível e humano ao oferecer respostas personalizadas alinhadas com o momento da jornada do cliente, com linguagem simples e direta e com conteúdo baseado em dúvidas reais”, explicou Jonathans Gomes de Lima, CTO da Evoy Consórcios. 

Voltada para educação financeira, atendimento e apoio comercial, a ferramenta estreia como um canal inovador de informação sobre consórcios, com linguagem acessível e adaptada à realidade do público brasileiro. Disponível via WhatsApp, pelo site oficial da Evoy e, até o final de outubro, também pelo aplicativo da empresa, a Consorciopédia funciona como um centro de conhecimento interativo. A IA, batizada de Ivy, responde de forma clara e personalizada às principais dúvidas sobre o sistema – desde regras de lance e contemplação até o reajuste de parcelas e transferência de cotas.  

“O conteúdo foi estruturado a partir de uma intensa pesquisa e documentação feita durante seis meses, não apenas garantindo relevância e precisão, mas a humanização, uma vez que a agente foi elaborada a partir de um compilado, feito por uma equipe especializada, com todos os tipos de informações necessárias para a ferramenta. Isso é especialmente importante no mercado de consórcios, em que muitas vezes a informação ainda é desencontrada. Então, essa equipe se debruçou na regulamentação e nas múltiplas possibilidades que o cliente poderia encontrar nesse vasto universo. O diferencial da Consorciopédia da Evoy é, portanto, o potencial informativo da ferramenta – desenvolvida por humanos para humanos”, assegurou Jonathans. 

De acordo com o executivo, “a iniciativa visa não apenas aprimorar a jornada do cliente, mas também gerar ganhos expressivos de eficiência operacional. Com a implementação da IA, a Evoy projeta uma redução de até 45% no volume de contatos na central de atendimento para dúvidas rápidas e um aumento de 40% na eficiência das equipes de atendimento ativo e receptivo. Além disso, a expectativa é reduzir o tempo médio de espera em canais digitais pela metade, caindo de 12 para 6 minutos”. 

Ainda segundo o CTO, “a Consorciopédia nasce para quebrar uma barreira de conhecimento. Queremos democratizar o acesso ao consórcio, que é uma ferramenta poderosa de planejamento financeiro, mas que ainda gera muitas dúvidas. Nossa tecnologia não oferece respostas genéricas; ela aprende com cada interação para entregar orientação, segurança e autonomia ao cliente. Esses ganhos não apenas melhoram a experiência do cliente, mas também reforçam o papel da empresa como agente de educação financeira no país, promovendo o consórcio como uma alternativa planejada e acessível para aquisição de bens e serviços”.  

Desenvolvida ao longo de cinco meses, com tecnologia de inteligência artificial adaptável, a Consorciopédia personaliza a comunicação com base no perfil e na etapa da jornada de cada usuário. A próxima fase do projeto já prevê a incorporação de interações por voz, tornando a experiência ainda mais intuitiva, e, com a evolução da autonomia da agente de IA, o objetivo é incluir, entre suas funções, a análise de sentimentos e comportamentos dos clientes com a finalidade de antecipar suas dúvidas e necessidades.  

Desde o ano passado, a Evoy investiu cerca de R$ 2.5 milhões em iniciativas tecnológicas, o que inclui a criação da agente de IA. A concepção da plataforma demonstra o compromisso da Evoy em liderar a modernização do setor. “Não estamos apenas lançando uma ferramenta, estamos redefinindo o padrão de relacionamento com o cliente no nosso segmento. A inovação só tem valor quando gera uma experiência mais humana e acessível. A Consorciopédia é a prova de que é possível unir tecnologia de ponta com empatia para escalar um atendimento de excelência e fortalecer a confiança do consumidor”, complementou Marcelo Lucindo, CEO e fundador da Evoy Consórcios.

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