Marca leva toda a rede para um único ecossistema, superando desafio operacional do sistema de franquias com investimento de mais de R$1 milhão na digitalização
A Farmais, especializada no modelo de franquias de farmácia, anunciou a evolução digital da sua rede com um investimento de mais de R$ 1 milhão para integrar todas as suas unidades a um marketplace próprio até 2025. A iniciativa elimina barreiras tecnológicas ao reunir as 250 lojas em uma única plataforma de vendas on-line, simplificando a gestão e ampliando as oportunidades de negócio para os franqueados. Atualmente, 100 unidades já operam no novo sistema.
“A iniciativa é inovadora no setor de franquias de farmácia, pois supera desafios comuns a redes desse porte, como a adaptação de franqueados com diferentes níveis de familiaridade com tecnologia. Criar um marketplace para franqueados é desafiador porque cada unidade funciona de forma independente”, afirmou Murilo Viante, diretor de canais digitais da Farmais.
Segundo o executivo, “além de padronizar a experiência digital para toda a rede, o marketplace traz vantagens tributárias ao centralizar as vendas nas unidades franqueadas, otimizando a operação e ampliando a competitividade no ambiente on-line. Para facilitar a adesão, a plataforma foi projetada para ser simples e intuitiva: em uma única tela, o franqueado recebe, processa e finaliza os pedidos. O sistema, gerido pela franqueadora, automatiza a gestão de estoque e elimina a necessidade de cadastramento manual de produtos”.
A digitalização também responde ao comportamento do consumidor omnichannel. “Hoje, o cliente pesquisa no Instagram, manda mensagem no WhatsApp e conclui a compra no e-commerce. Algumas unidades vendem no Whatsapp quase a mesma coisa que loja física”, garantiu Viante.
A mudança reflete uma tendência global que ganha destaque no Brasil. Segundo pesquisa da IQVIA, de 2024, o Brasil já é o terceiro país que mais compra em farmácias pelo e-commerce no mundo, atrás apenas da Alemanha e dos Estados Unidos. O levantamento também mostrou que 18% dos brasileiros compram medicamentos exclusivamente on-line, enquanto 20% pesquisam nas lojas físicas, mas completam as compras pela internet.
Para a franqueada Rosemara Bezerra, farmacêutica e proprietária da unidade de Franca (SP), a digitalização representa a oportunidade de atuar no canal de vendas digital sem complicações operacionais. “Nós já fazíamos vendas pelo WhatsApp, mas quando fomos escolhidos para o piloto do novo marketplace Farmais, vimos uma oportunidade de crescimento e entramos com tudo. O processo de adesão foi bem tranquilo. Treinamos um colaborador para esse atendimento e, desde então, estamos colhendo os frutos. Antes da adesão, as vendas on-line representavam cerca de 10% do nosso faturamento, já com a plataforma, esse número dobrou e chegou a quase 20%”, comemora a franqueada.
Na plataforma integrada, o franqueado pode vender no digital sem precisar gerenciar um e-commerce próprio, cadastrar produtos manualmente ou lidar com a complexidade da logística. O marketplace amplia o alcance da loja, melhora a experiência do cliente e aumenta o faturamento, tudo isso com uma operação simplificada e gerida pela franqueadora. Rosemara diz que o marketplace é uma tendência sem volta. “Hoje, já contamos com uma influenciadora para fortalecer a nossa presença digital e a própria franqueadora tem dado suporte na divulgação”, comenta.
Com a integração, o marketplace ampliará o mix de produtos para cerca de 30 mil itens contra os 12 mil a 14 mil disponíveis nas farmácias físicas. A plataforma também permitirá a entrada de fornecedores externos, desde que não concorram com os produtos já vendidos na rede. “Isso possibilita a oferta de itens que não estão nas gôndolas, como marcas de cosméticos que querem alcançar novos públicos”, explicou Viante.
A Farmais também busca parceiros interessados em comercializar produtos na plataforma. Empresas interessadas podem entrar em contato para avaliação da viabilidade da parceria. Para o CEO da Farmais, Ricardo Kunimi, a presença em múltiplos canais é muito importante para acompanhar a evolução do comportamento do consumidor. “Há pouco tempo, as vendas no setor farmacêutico estavam concentradas nas lojas físicas. Hoje, o consumidor é mais exigente e mais conectado. Nosso objetivo é facilitar essa transição para os franqueados, garantindo uma experiência integrada e eficiente”.