Mikhail Liu-i-Tian

Flowwow avança no uso de IA para melhorar experiência do cliente

Ferramenta baseada em IA que ajuda usuários a receber sugestões personalizadas conforme ocasião, orçamento e perfil do presenteado

A Flowwow, marketplace global de entrega de flores e presentes que atua em mais de 40 países, vem acompanhando a evolução no uso da inteligência artificial. Um dos movimentos mais recentes foi o lançamento do próprio assistente de presentes, ferramenta baseada em IA que ajuda usuários a receber sugestões personalizadas conforme ocasião, orçamento e perfil do presenteado. “O recurso já está disponível em diversos países e deve ser ampliado gradualmente no Brasil em breve – os testes nos outros países até aqui mostram que a ferramenta otimiza a busca por presentes em até 20%, oferecendo uma solução mais assertiva para consumidores”, afirmou o CEO da Flowwow no Brasil, Mikhail Liu-i-Tian. 

Essa nova funcionalidade se soma às outras soluções baseadas em IA utilizadas pela Flowwow para otimizar processos e trazer agilidade. A assistente de atendimento ao cliente Anna, que funciona baseada na plataforma Claude Sonnet 3.5, por exemplo, ajuda a resolver 30% das demandas e perguntas de clientes de forma natural e precisa.

Segundo Mikhail, “a inteligência artificial passou de novidade para necessidade básica. Agora, o foco é garantir que essas soluções tragam precisão e respeitem o contexto de cada cliente. O atendimento automatizado precisa evoluir junto com o comportamento do consumidor, sem se afastar do que torna a experiência de compra positiva e confiável”, 

Além disso, ferramentas com inteligência artificial ajudam a companhia a revisar milhares de anúncios de produtos em fração de segundos, sendo responsável por pelo menos um terço da moderação de itens na plataforma e entregando classificações relevantes, como a identificação automática de plantas que podem ser tóxicas para pets e animais em nos anúncios de parceiros. A tecnologia auxilia na triagem e no atendimento de parte dos chamados, permitindo que as equipes fiquem dedicadas a casos mais complexos ou sensíveis.

De acordo com o CEO, o setor já entrou em uma fase que exige mais do que apenas ganho operacional. “A automação resolve velocidade e volume, mas o relacionamento com o cliente ainda depende de nuances. O desafio agora é fazer com que a IA seja realmente útil e não apenas mais um filtro entre o consumidor e a resposta que ele precisa.”

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