Danielle Totti, vice-presidente de estratégia, marketing, comercial e performance da Sodexo Brasil

Hospitalidade corporativa é prioridade para colaboradores

Estudo global da Sodexo revela tendências que transformam a experiência dos colaboradores no ambiente de trabalho

O modelo tradicional de escritório está com os dias contados. Essa é a principal conclusão do estudo global Cocriando Experiências no Ambiente de Trabalho, da Sodexo, que aponta a hospitalidade corporativa como chave para redefinir o papel dos escritórios. Em um cenário onde os colaboradores buscam experiências que justifiquem sair de casa, o conceito transforma escritórios de “locais obrigatórios” em “destinos desejados”,  promovendo maior engajamento e produtividade.

A pesquisa enfatiza que oferecer um ambiente acolhedor, inspirador e motivador não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade estratégica para as empresas. “Quando falamos de hospitalidade corporativa, falamos de transformar o escritório em um destino desejado pelos profissionais. Estamos falando em criar experiências que cuidam das pessoas em cada detalhe da jornada em espaços que promovem conexão e bem-estar”, afirmou Danielle Totti, vice-presidente de estratégia, marketing, comercial e performance da Sodexo Brasil.

O design do ambiente corporativo ganha um papel estratégico. O estudo destaca que fatores como iluminação natural, áreas de convivência acolhedoras, temperatura agradável, qualidade do ar controlada, além de elementos da natureza (biofilia) estimulam a criatividade e aumentam a sensação de bem-estar, fazendo com que o escritório deixe de ser apenas funcional e se torne um lugar onde as pessoas querem estar.

A alimentação também surge como elemento central da experiência do colaborador e retorno para o escritório. Mais do que uma pausa, o momento das refeições se torna uma oportunidade vital de socialização, cuidado e recuperação de energia. Restaurantes corporativos, cafeterias e micromercados inteligentes oferecem conveniência e opções personalizadas, respeitando diferentes perfis e restrições alimentares. O estudo revela que os colaboradores frequentariam mais o escritório se a experiência alimentar fosse mais atrativa e variada.

Já as novas gerações elevam as expectativas, exigindo que os ambientes de trabalho reflitam seus valores. O estudo da Sodexo demonstra que a hospitalidade corporativa deve incorporar o uso de energia limpa, eliminação de descartáveis, operações circulares e redução do desperdício alimentar, alinhando propósito e sustentabilidade. A tecnologia completa essa transformação ao oferecer praticidade e flexibilidade, por meio de aplicativos para reserva de salas, gestão inteligente de espaços e serviços automatizados que tornam a jornada mais fluida e conectada às novas formas de trabalho.

Neste contexto de profundas transformações, a hospitalidade corporativa se consolida como um caminho para repensar a experiência do colaborador, cocriando um ecossistema de bem-estar, engajamento e produtividade. “Quando combinamos serviços com propósito, conseguimos transformar a rotina em algo especial. O escritório passa a ser um lugar onde as pessoas se sentem valorizadas, e não apenas um espaço de produção. O resultado são equipes mais motivadas e empresas mais competitivas”, concluiu Danielle.

Deixe um comentário

Rolar para cima