Kipp Bodnar, CMO da HubSpot

HubSpot apresenta a metodologia do loop marketing 

Criadores do inbound marketing apresentam nova dinâmica em quatro estágios para apoiar profissionais de marketing em um mundo transformado pela IA

A HubSpot, plataforma de gestão de negócios e CRM, está propondo um novo modelo para lidar com a transformação que a IA trouxe para a jornada do consumidor. “Trata-se do loop marketing, uma metodologia dinâmica que combina IA e criatividade humana para ajudar marcas a se conectar com clientes, substituindo o funil tradicional que está cada vez mais fragmentado”, explicou Kipp Bodnar, CMO da HubSpot.

Dados mostram que 60% das buscas no Google terminam sem que o usuário clique em qualquer link, com consumidores obtendo respostas diretamente através de resumos gerados por IA ou ferramentas como ChatGPT e Perplexity. Essa mudança no comportamento digital deixou empresas sem acesso direto aos seus prospects, tornando obsoletas as estratégias de marketing tradicionais baseadas em atração de tráfego para websites. O que antes se resumia a SEO e conteúdo de blog, agora é um cenário mais complexo.

De acordo com Bodnar, “o funil antigo pressupunha que os clientes viriam até você. Eles visitavam seu site, liam seu blog e convertiam nos seus termos. Mas quando 60% das buscas nunca saem do Google e a IA já responde a perguntas antes mesmo dos prospects clicarem, esse roteiro está obsoleto. O loop é fundamentalmente diferente. Ele encontra os clientes onde quer que estejam, usa a IA para personalizar cada mensagem em escala, e transforma cada interação em uma oportunidade de aprendizado que fortalece o próprio Loop. Equipes que utilizarem o loop transformarão a IA em sua vantagem competitiva.

Como funciona

Diferente do marketing linear tradicional, garante o CMO, o loop marketing é uma metodologia dinâmica, desenvolvida para empresas de todos os portes que enfrentam desafios na geração de leads e vendas, através de quatro estágios interconectados:

  1. Verbalizar: antes de incorporar a Inteligência Artificial, é essencial definir o gosto, o tom e o ponto de vista da marca. A identidade de marca e o profundo entendimento do cliente são elementos que diferenciam um conteúdo de excelência de um material genérico. Com o apoio do Breeze Assistant e dos Conectores da HubSpot para ChatGPT, Claude e Gemini, as empresas podem analisar seus clientes de alto valor e criar um Guia de Estilo de marca direcionado. Em seguida, o Marketing Studio permite transformar essa base em ação: basta fornecer uma ideia de campanha para que a plataforma mapeie automaticamente toda a estratégia nos diferentes canais.
     
  2. Orientar: a IA pode ser usada para tornar a comunicação mais pessoal, contextual e relevante em escala. Ao aproveitar dados unificados do cliente — desde registros de CRM e transcrições de chamadas até o comportamento no site, centralizados no Smart CRM e no Data Hub — as empresas conseguem criar mensagens altamente personalizadas para seus prospects. Com recursos do Marketing Hub, como Segmentos, que permitem construir públicos a partir de sinais de intenção; Personalização, que adapta landing pages às necessidades específicas; e Email com IA, que transforma o marketing por e-mail em uma experiência individualizada, é possível elevar a efetividade das campanhas.
     
  3. Ampliar: diversificação do conteúdo em diferentes canais para alcançar os compradores onde eles estão. Isso significa estar presente não apenas em plataformas como TikTok, Reddit e podcasts, mas também nos espaços em que a IA fornece respostas. Com a ferramenta de Estratégia de Otimização para Mecanismos de IA (AEO), as empresas podem maximizar sua visibilidade em LLMs, enquanto o Breeze Customer Agent pode ser implantado em páginas de alta intenção para oferecer respostas imediatas às perguntas dos clientes.
     
  4. Reajustar: reajuste das estratégias de forma ágil e eficaz com o apoio da IA. Em vez de campanhas de longa duração, a IA possibilita medir, prever e adaptar em tempo real. Com recursos como a Otimização de Engajamento por E-mail, que antecipa a probabilidade de engajamento antes do envio, as empresas podem conduzir experimentos rápidos e refinar continuamente suas estratégias com base em dados de performance ao vivo, garantindo que cada ciclo seja mais eficiente que o anterior.

A metodologia é voltada para empresas B2B que perderam tráfego orgânico, e-commerces com queda na conversão, startups que precisam de crescimento acelerado, além de empresas tradicionais em processo de transformação digital. Além disso, os principais benefícios, incluem: redução significativa nos custos de aquisição de clientes, lançamento de campanhas em dias ao invés de meses, conexões mais profundas por meio de mensagens personalizadas, e melhoria contínua através de aprendizado automatizado.

O loop marketing está sendo implementado gradualmente na plataforma HubSpot através do Marketing Studio e outras ferramentas de IA integradas. Algumas funcionalidades básicas estarão disponíveis para usuários dos planos gratuitos da HubSpot, enquanto recursos avançados como AEO, Segmentos com IA e Personalização completa requerem planos pagos. A metodologia será acessível através da estrutura de licenciamento existente da HubSpot, com opções escaláveis conforme o tamanho e necessidades de cada empresa.

Deixe um comentário

Rolar para cima