Fernando Cabral, diretor de growth para a América Latina da Adjust

Instalações de aplicativos de compras crescem 48% no Brasil 

 Estudo de Adjust aponta que, no primeiro semestre de 2025, o Brasil se destacou globalmente com um aumento de 38% nas sessões de uso

A Adjust, empresa especializada em mensuração e analytics, lançou seu relatório anual “The Shopping App Insights Report: 2025 Edition”. O estudo revela um crescimento robusto e acelerado do e-commerce móvel no Brasil, que apresentou fortes ganhos no primeiro semestre de 2025, com um aumento de 48% nas instalações de aplicativos de compras e um crescimento de 38% nas sessões (período de interação de um usuário com um aplicativo), em comparação com o ano anterior. 

Os dados posicionam a América Latina como a região líder no mercado global de aplicativos de compras, com aumentos de 18% em instalações e 27% em sessões no primeiro semestre de 2025. “O resultado, que foi principalmente puxado pelo desempenho no Brasil, contrasta com a desaceleração de mercados maduros, como Europa, e América do Norte, que apontam para uma saturação e evolução nos hábitos dos consumidores”, explicou Fernando Cabral, diretor de growth para a América Latina da Adjust.

Desempenho brasileiro em destaque

Engajamento do usuário: o país registrou as melhores taxas de engajamento inicial. No Dia 0 (dia da instalação) foi atingida a marca de 1,39 sessões por usuário, indicando que os novos usuários estão explorando ativamente os aplicativos recém-baixados.

Aquisição de usuários pagos: segundo o relatório, “aumentos notáveis” foram observados na proporção de usuários pagos em relação aos orgânicos. A relação no Brasil alcançou 0,7 no primeiro semestre de 2025, o que demonstra um investimento estratégico das marcas em canais pagos para impulsionar a aquisição.

Retenção e receita: a taxa de retenção de usuários no Dia 1 no Brasil alcançou 12,6% no primeiro semestre de 2025. Contudo, o cenário de monetização apresentou desafios, com a receita média por usuário ativo mensal (ARPMAU) caindo para US$ 7,47 em 2024.

Parceiros de Marketing: o Brasil registrou quedas no número médio de parceiros por aplicativo no primeiro semestre de 2025 (menos de 6), sugerindo uma possível consolidação de estratégias ou otimização de canais.

Opt-in: com uma taxa de opt-in de 50% (válido para usuários de celulares da Apple que permitem o rastreamento de usuários e dispositivos), o Brasil se mantém como um dos mercados de melhor performance. No primeiro semestre de 2025, os aplicativos de e-commerce alcançaram 36% de opt-in, a segunda maior taxa entre as categorias, atrás somente de jogos (39%).

Qualidade em detrimento da quantidade impulsiona a estratégia da UA

Os dados da Adjust mostram uma mudança estratégica na forma como as marcas abordam a aquisição de usuários (UA). Enquanto as instalações globais de aplicativos de e-commerce caíram 14% em relação ao ano anterior no primeiro semestre de 2025, as sessões aumentaram 2%, indicando que os aplicativos estão atraindo menos usuários, porém mais engajados. 

Essa tendência é ainda mais evidenciada pela participação global de reatribuição para aplicativos de e-commerce – que aumentou 29% no primeiro semestre de 2025 em relação a 2023 – sinalizando o crescente investimento das marcas em reengajar usuários existentes, em vez de focar apenas na aquisição de novos. 

“No cenário atual do comércio móvel, a confiança é fundamental para um crescimento duradouro. Os aplicativos de maior sucesso criam experiências relevantes, respeitosas e consistentes em todos os pontos de contato. Não se trata apenas de velocidade ou melhor segmentação, mas sim de construir valor real a cada impressão, clique e sessão”, destacou Cabral. 

Marketplaces conquistam a fidelidade dos usuários

Os aplicativos de compras foram responsáveis por mais de três quartos de todas as instalações globais de e-commerce entre 2024 e o primeiro semestre de 2025, mas geraram apenas 36% das sessões, revelando uma lacuna no engajamento sustentado do usuário. Por outro lado, os aplicativos de marketplace impulsionaram 60% das sessões, apesar de representarem apenas 20% das instalações, o que demonstra um usuário bastante comprometido com o app já instalado. Os aplicativos de marketplace também lideraram com 25% de retenção no primeiro dia, enquanto os aplicativos de e-commerce caíram 13%. 

As mudanças que a Adjust observa no setor de compras móveis em 2025 incluem:

IA em todo o funil: da geração criativa à segmentação preditiva e modelagem de atribuição, a IA permite decisões mais rápidas e inteligentes em escala.

UX omnicanal como padrão: a web móvel está emergindo como um ponto de entrada de alta intenção, exigindo fluxos web-to-app sem atrito. Globalmente, os aplicativos de compras tiveram uma média de 7 parceiros por aplicativo no primeiro semestre de 2025, ante 6 em 2023, refletindo o aumento das estratégias de diversificação de canais.

Inovação rápida remodelando o caminho para a compra: o comércio rápido está definindo novas expectativas de UX, o comércio por voz está ganhando espaço entre a Geração Z e os Millennials e chatbots de IA estão impulsionando conversões. Enquanto isso, marcas de venda direta ao consumidor (DTC) com foco em dispositivos móveis estão apostando cada vez mais em aplicativos para aproveitar dados primários e aumentar o LTV.

Metodologia

O relatório é baseado na combinação dos 5 mil principais aplicativos clientes da Adjust e no conjunto de dados de todos os apps monitorados pela empresa entre Janeiro de 2023 e Junho de 2025. O estudo inclui também dicas e explora as principais tendências que impactam o setor de aplicativos móveis e o futuro da medição.

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