Segundo pesquisa da Serasa Experian, 49% dos participantes já ouviram falar da nova regulamentação que pode obrigar essa providência
A biometria facial é uma tecnologia de autenticação de usuários em ambientes on-line para mitigar fraudes e é uma das exigências da Lei das Apostas (Lei Federal 14.790/23), resolução que estabelece regras para as bets atuarem no país. Cerca de 80% dos brasileiros usuários dessas plataformas consideram essencial utilizar a ferramenta no setor e 73% usariam sem problemas caso seja obrigatório, principalmente para resgatar valores (36%), logar (33%), realizar alterações na conta (30%), entre outros motivos. Os dados são de uma pesquisa da Serasa Experian.
O estudo também revelou que 68% dos respondentes já utilizaram a biometria facial em outras situações, indicando que existe familiaridade com a tecnologia. A regulamentação é conhecida por 49% dos pesquisados e, desde o início das comunicações sobre as obrigatoriedades das casas de apostas, para 65% deles, a percepção de segurança no segmento aumentou.
“Quanto mais camadas de autenticação e prevenção à fraude forem usadas para proteger os apostadores e ajudar as empresas do setor a identificarem e banirem golpistas, melhor será o ambiente de apostas no Brasil. A nova regulamentação das bets já está exigindo que camadas de segurança façam parte da jornada do usuário para autenticá-los. Do nosso lado, ajudamos as empresas com a avaliação das camadas de autenticação, combinando nosso sistema big data com inteligência analítica para tirar o máximo proveito das soluções e, assim, potencializá-las ainda mais contra fraudes”, explicou Caio Rocha, diretor de autenticação e prevenção à fraude da Serasa Experian.
Embora a maioria dos participantes da pesquisa reconheça a relevância da biometria facial para o setor das bets, o estudo também explorou as razões daqueles que rejeitam a funcionalidade. Entre as críticas, “dificultar o acesso aos aplicativos” (27%) e “possibilitar o surgimento de plataformas fraudulentas que não utilizam biometria” (27%) foram as principais. Por outro lado, os que aprovam a tecnologia destacaram que “vai ficar mais seguro para apostar” (36%) e “vão ter menos fraudes neste mercado” (30%).
Metodologia
A pesquisa quantitativa “Apostas Esportivas”, feita pela Serasa Experian foi realizada com 2.008 entrevistados, sendo que todos fizeram apostas esportivas em sites ou aplicativos nos últimos 12 meses. Com margem de erro de 2,2% e intervalo de confiança de 95%, a pesquisa foi aplicada via painel online entre os dias 09 e 22 de agosto de 2024. A amostra foi equilibrada entre os gêneros feminino e masculino, com idades de 18 a 27 anos (15%), 28 a 43 anos (49%), 44 a 59 anos (29%) e 60+ (7%).