Estudo global da Criteo mostra que viajantes recorrem à inteligência artificial para buscar ideias de destinos, passeios e sugestões de acomodação
A Criteo, plataforma global que conecta o ecossistema de comércio, realizou uma pesquisa sobre o comportamento dos viajantes ao redor do mundo, revelando estratégias para buscas e reservas, preferências em transporte e hospedagem, e o impacto da inteligência artificial no planejamento das viagens. O estudo “Winter Travel Pulse 2025” foi feito a partir de 10 mil entrevistas com viajantes, profissionais de viagens de agências online, companhias aéreas, hotéis e outros setores.
Tiago Cardoso, diretor geral da Criteo para a América Latina, afirma que: “viajar é uma paixão global e o hábito já se consolidou como uma necessidade para muitos. Com a chegada do final do ano e a alta intenção de viagens ao redor do mundo, os players do setor de turismo têm o desafio de conquistar a conversão por meio de ofertas, atendimento de qualidade, agilidade nas plataformas e o uso adequado de IA”.
Inteligência artificial no turismo
Segundo o estudo, o uso de IA no planejamento de viagens continua aumentando, com viajantes recorrendo à IA para buscar ideias de destinos (42%) e sugestões de acomodação (41%). O engajamento com a tecnologia também é forte para pesquisar sobre passeios turísticos (40%), experiências gastronômicas (39%), busca de voos (29%) e aluguel de carros (23%). Além disso, a pesquisa aponta que 33% dos entrevistados utilizam as ferramentas de IA para o planejamento completo da viagem.
O aumento dos preços não diminui a demanda
Viajar continua sendo uma prioridade em todo o mundo. Mesmo que 41% dos viajantes afirmem que são diretamente afetados pelo aumento dos preços, 52% ainda consideram a viagem um hábito essencial de seus estilos de vida. Entre aqueles que não consideram como essencial, 34% ainda planejam uma viagem nos próximos três meses.
O estudo da Criteo mostra que o aumento dos gastos implica em estratégias de economia, como realizar reservas com antecedência (42%), viajar na baixa temporada (38%), escolher acomodação mais barata (37%), visitar destinos mais baratos (35%) e comparar os preços de diversos fornecedores (28%).
Acomodações alternativas se destacam
Apesar de a hospedagem em hotéis ser a preferência de 72% dos viajantes, os aluguéis de apartamentos e casas (29%) e o uso de acampamentos (13%) estão ganhando popularidade ao redor do mundo. A sondagem também revela que, em média, os viajantes analisam 25 opções de hotéis antes de finalizar a compra. Todo o processo de reserva de hotéis, desde a primeira busca até a compra, leva 12 dias em média.
Transporte aéreo lidera
Em relação aos tipos de serviços de transporte que pretendem utilizar na próxima viagem, os entrevistados revelaram que planejam utilizar avião (60%), trem (37%), carro próprio (28%) e veículos alugados (25%). Os mais jovens tendem a preferir voos ou trens, atraídos pela conveniência e aventura. Já os adultos mais velhos preferem utilizar veículos particulares pelo conforto e controle. Em média, os consumidores demoram nove dias para realizar a compra da passagem aérea.
Decisão de compra: critérios e preferências dos consumidores
Ao serem questionados sobre quais são os fatores mais importantes ao comparar empresas do setor de turismo, 65% dos entrevistados destacaram que as boas avaliações são o motivo mais importante, seguido de ofertas especiais (52%), cancelamento gratuito (48%) e reembolso fácil (40%).
Já ao serem questionados sobre o que faria eles reservarem novamente com o mesmo fornecedor, os viajantes destacaram o atendimento de qualidade (46%), o custo consistente dos serviços prestados (45%) e a experiência rápida de reserva (40%).
Motivação das viagens
As atrações turísticas são o principal motivo para a viagem, seguidas por compras e experiências gastronômicas. Embora os interesses gerais sejam semelhantes, alguns diferem por gênero: as mulheres mostram maior propensão para compras (54%) enquanto os homens possuem mais afeição por eventos esportivos (24%).





















