Jorn Lambert, head global de produtos da Mastercard

Mastercard lança tecnologia de pagamentos agênticos para impulsionar comércio 

A empresa trabalhará com a Microsoft e outras plataformas líderes de IA para escalar o comércio agêntico

A Mastercard anunciou o lançamento de seu Programa de Pagamentos Agênticos, o Mastercard Agent Pay. A solução integra-se com IA agêntica para evoluir o comércio e oferecerá experiências de pagamento mais inteligentes, seguras e personalizadas para consumidores, comerciantes e emissores. “O programa introduz os Mastercard Agentic Tokens, que se baseiam em capacidades de tokenização comprovadas que hoje impulsionam soluções de comércio global, como pagamentos móveis sem contato, cartões seguros armazenados e Mastercard Payment Passkeys, além de pagamentos programáveis como despesas recorrentes e assinaturas. Isso ajuda a desbloquear um futuro de comércio agêntico onde consumidores e empresas podem transacionar com confiança, segurança e controle” explicou a empresa em nota à imprensa.

A Mastercard colaborará inicialmente com a Microsoft em novos casos de uso para escalar o comércio agêntico, e em seguida com outras plataformas líderes de IA. Também fará parceria com habilitadores de tecnologia como a IBM, com seu produto Watson Orchestrate, para acelerar os casos de uso B2B. Trabalhará também com adquirentes e players de checkout como Braintree e Checkout.com para aprimorar as capacidades de tokenização que já estão sendo usadas hoje com comerciantes para oferecer pagamentos agênticos seguros e transparentes.


No caso dos bancos, as credenciais de pagamento tokenizadas serão integradas perfeitamente em plataformas de comércio agêntico, mantendo os emissores de cartões na vanguarda dessa tecnologia em rápida evolução, com visibilidade, segurança e controle aprimorados.

Como funciona

O Mastercard Agent Pay aprimorará as conversas de IA generativa para pessoas e empresas, integrando experiências de pagamento confiáveis e sem interrupções nas recomendações e insights personalizados já fornecidos em plataformas de conversação. “Isso significa que, para uma pessoa prestes a completar 30 anos e que estiver planejando sua festa de aniversário, ela pode agora conversar com um agente de IA para selecionar proativamente de roupas e acessórios de boutiques locais e varejistas online com base em seu estilo, a atmosfera do local e previsões meteorológicas. Com base em suas preferências e feedback, o agente inteligente pode fazer a compra e também recomendar a melhor forma de pagar, por exemplo, usando o Mastercard One Credential”, complementou a nota.

Uma pequena empresa têxtil poderá usar seu agente de IA para lidar com fornecedores, otimizar termos de pagamento e gerenciar logística com um fornecedor internacional. A partir daí, o agente de IA pode concluir a compra transfronteiriça usando um token de cartão corporativo virtual Mastercard e organizar a entrega expedida e econômica. Ao identificar e validar um cliente usando a tecnologia de tokenização da Mastercard, um varejista poderá oferecer uma experiência de compra consistente, adicionando benefícios como produtos recomendados, entrega gratuita, recompensas e descontos.

O que isso significa

Segundo a nota da empresa, a Mastercard trabalhará com a Microsoft para integrar as tecnologias líderes de IA da Microsoft, incluindo o Microsoft Azure OpenAI Service e o Microsoft Copilot Studio, com as soluções de pagamento confiáveis da Mastercard para desenvolver e escalar o comércio agêntico, atendendo às necessidades em evolução de toda a cadeia de valor do comércio. “Baseado no compromisso da empresa com IA responsável, o Mastercard Agent Pay garantirá que os pagamentos feitos dentro das plataformas de IA sejam seguros e transparentes em todas as etapas da transação – antes, durante e depois”.

“A Mastercard está transformando e melhorando a forma como o mundo paga, antecipando as necessidades dos consumidores,” disse Jorn Lambert, head global de produtos da Mastercard. “O lançamento do Mastercard Agent Pay marca nossos primeiros passos na redefinição do comércio na era da IA, incluindo novas interfaces de comerciantes para distinguir agentes confiáveis de atores mal-intencionados usando tecnologia agêntica.

Deixe um comentário

Rolar para cima