Bruno Sparapani, gerente-executivo de marketing da Huggies

Movimento estratégico de evolução a partir da voz do consumidor

Gerente-executivo de marketing da Huggies fala do processo de transformação que levou à reformulação de portfólio e comunicação com base na escuta ativa

No competitivo universo de cuidados infantis, a Huggies tem buscado evoluir ouvindo atentamente quem mais importa: o consumidor. Inserida no ecossistema da centenária americana Kimberly-Clark, a marca avança no Brasil com um movimento estratégico centrado na escuta ativa e em um processo global de transformação iniciado há cerca de 18 meses. Mais do que fornecer produtos, ela tem investido em acompanhar pais e cuidadores em todas as fases da infância, reconhecendo os desafios dessa jornada e oferecendo soluções reais. Compartilhando esse cenário de mudanças, Bruno Sparapani, gerente-executivo de marketing da Huggies, participou, hoje (28), da 1231ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Dando um overview da atuação da Huggies no Brasil, o executivo explicou que trata-se de uma marca que trabalha com algumas categorias de cuidados infantis. “Expandindo o nosso público, lançamos a linha Kids para crianças de 3 a 10 anos, com shampoo, condicionador e pós-banho. E temos produtos para cuidados com os bebês, nos consolidando principalmente com a fralda infantil e os lenços umedecidos, uma criação nossa e que somos líderes de mercado em toda a América Latina.” Em termos de propósito, Bruno destacou os esforços para estar presente ao longo de toda a jornada dos pais e das crianças. “Sabemos como é desafiadora e não queremos, como marca, romantizar esse processo, mas sim nos conectar com as famílias, ajudando com soluções ou conteúdos.”

Na sequência, ele aproveitou para falar do processo de transformação global pela qual a empresa vem passando, iniciado há aproximadamente um ano e meio. “No movimento inicial, passamos a nos reportar a um grupo de países considerados os principais do ponto de vista de aceleração, sendo o Brasil colocado com um dos principais para a Kimberly-Clark globalmente. Isso nos trouxe a necessidade de trabalhar de forma diferente, o que envolve mais agilidade, sem abrir mão da qualidade e da segurança, trazendo o consumidor ainda mais para o centro.”

Bruno destacou o papel da China nessa nova jornada, um mercado pulverizado, com muitos players competitivos, mas no qual a Huggies conseguiu, como no Brasil, se sobressair com base em três pilares: garantir o melhor produto possível, assegurar a centralidade do cliente, entendendo suas necessidades em cada categoria específica, e construção de marca. “Esse último aspecto conseguimos estando em conexão com o consumidor, com o shopper, o que é fundamental para se obter êxito nessa empreitada.”

Em termos de produtos, a transformação começou com as fraldas, tomando a decisão, desde o primeiro mês, de reformular toda a linha. “Isso passou por uma pesquisa muito robusta, entrevistando mais de sete mil consumidores brasileiros, entre pais e cuidadores, para entender as diferentes necessidades. Testamos mais de 20 protótipos de produtos distintos, visando descobrir quais atendem melhor às necessidades. A partir daí, partimos para a renovação do portfólio completo.” Entre as melhorias citadas estão a qualidade de absorção e tecnologias que já eram utilizadas em alguns países líderes. De acordo com ele, houve uma troca muito rápida de informações, o que permitiu a implementação das novidades em menos de seis meses. Bruno também respondeu às questões levantadas pela audiência sobre as formas de ouvir os clientes e a gestão dos canais de interação, entre outras.


O vídeo, na íntegra, está disponível no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1230 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,8 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (29), com a presença de Felipe Rebelatto e Rodrigo Hidaka, cofundadores da Novvo, que falarão da inovação com fit nas tendências de bem-estar das novas gerações; na quinta, será a vez de Andrea Nocciolini, diretora de marketing e branding do Inter; e, encerrando a semana haverá o Café da Manhã Híbrido – Entrevista ClienteSA, que debaterá o tema “Empresas com propósito: Como alinhar valores e ações à cultura cliente”, reunindo Wagner Mendonça, country manager da PayJoy, Marcelo Fonseca, Chief Revenue Officer na Fully Ecosystem, Mariana Lima, gerente de marketing e CX da Construtora Tenda, e Fernanda Peruffo, head de experiência do cliente do Klubi.

Deixe um comentário

Rolar para cima