Adriana Dalonso, head de CX e relacionamento com o cliente da MPD Engenharia

MPD Engenharia reduz chamados em 94% com novo modelo de vistoria

Com uso de tecnologia e foco na jornada do consumidor, empresa eleva índice de satisfação do cliente na vistoria imobiliária

A MPD Engenharia, construtora e incorporadora com mais de 40 anos de atuação nos mercados de médio e alto padrão, anunciou uma grande transformação em uma das etapas mais sensíveis do relacionamento com o cliente no setor imobiliário: a vistoria técnica dos imóveis. “O novo modelo adotado pela empresa resultou em números expressivos, com redução de 70% para apenas 4% nos chamados de assistência técnica nos 90 dias após a entrega das chaves, e foi responsável por elevar o NPS da vistoria para 95,35, consolidando a marca como referência em experiência do cliente no setor de construção civil”, assegurou Adriana Dalonso, head de CX e relacionamento com o cliente da MPD Engenharia.

A empresa mapeou os principais gargalos do processo anterior, como a ausência de padronização, falhas na comunicação e insegurança dos clientes. A partir disso, reestruturou o fluxo da vistoria com apoio de metodologias como design thinking, UX research e role-playing, envolvendo múltiplas áreas, engenharia, qualidade, financeiro, assistência técnica, TI, marketing e relacionamento.

“Entre as inovações implementadas, destacam-se o uso de tablets com check-lists automatizados, a capacitação das equipes, por meio de treinamentos, para atuar também na gestão da emoção do cliente e a criação de uma etapa inicial dedicada à ambientação do novo morador, o que contribuiu para uma experiência mais segura, acolhedora e eficiente, destacou Dalonso.

De acordo com a executiva, “a iniciativa também gerou impacto direto na reputação da MPD: a nota no Reclame Aqui subiu de 5,9 para 9,2, e o índice de reclamações externas caiu de 35% para apenas 1%. A empresa também viu queda de 93% no volume de atendimentos pós-vistoria, refletindo uma entrega com menos falhas e mais alinhada às expectativas do cliente. Entendemos que a vistoria não é apenas uma etapa técnica, mas um momento decisivo para o cliente. Ao redesenhar essa jornada com empatia, tecnologia e integração entre áreas, conseguimos entregar mais confiança e menos retrabalho”.

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