Além do ranking geral, o Merco Responsabilidade ESG 2024 apresenta outros três rankings, um para cada uma das variáveis
A Merco, especializada na avaliação da reputação corporativa, anunciou o lançamento, no Brasil, da 11ª edição do “Ranking Merco de Responsabilidade ESG 2024”. No resultado desse ano, em primeiro lugar entre as empresas mais responsáveis no Brasil está a Natura (1º), seguida pelo Grupo Boticário (2º) e Ambev (3º). Além do Ranking geral são elaborados três rankings um para cada variável E (Meio Ambiente), S (Âmbito Interno, Social, Clientes e Sociedade) e G (Ética e Governança Corporativa), todos liderados pela Natura.
De acordo com Lylian Brandão, CEO da Merco no Brasil, “em um mundo onde os desafios socioambientais estão diretamente ligados à sobrevivência dos negócios, o ESG tornou-se um dos principais indicadores de sucesso e sustentabilidade empresarial. Hoje, as questões relacionadas ao ESG não são apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica. As empresas precisam alinhar suas operações aos princípios de sustentabilidade, ética e impacto social, pois isso reflete diretamente na confiança dos consumidores, colaboradores e investidores”.
Top 10 do Ranking Geral ESG
A Natura, líder pelo 11º ano consecutivo, mantém sua posição como referência em responsabilidade ESG, enquanto o Grupo Boticário permanece na segunda posição. Destaque para a Ambev que subiu seis posições alcançando o terceiro lugar no ranking. Outro avanço foi do Mercado Livre, que ganhou três posições e agora ocupa o quarto lugar. Nestlé subiu uma posição, passando de 6ª em 2023 para a 5ª colocada em 2024. Fechando o Top 10 temos: Magazine Luiza (6º), Toyota (7º) e Unilever (8º) ambos voltando ao top 10 em 2024, Google (9º) e Johnson & Johnson (10º) também voltando ao top 10.
“Notamos uma grande diversidade setorial no Top 10, com presença de empresas de bebidas, comércio eletrônico, indústria digital, indústria automotiva, alimentos, varejo e bens de consumo. Contudo, entre os setores mais bem representados, continua em destaque Cosméticos e Perfumaria, com o líder e vice-líder do ranking”, avaliou Lylian.
Resultado por setor
O setor com maior representatividade na edição de 2024 é o de Alimentos, com 10 empresas no top 100, totalizando 18 entre as 200 empresas. As empresas dos setores de Bens de Consumo, Eletroeletrônico, Indústria Automotiva e Serviços Financeiros também têm vários representantes reconhecidos no ranking.
Rankings por pilar: quem se destaca em E, S e G
Entre as empresas mais responsáveis em Meio Ambiente (E) estão: Natura (1º), Grupo Boticário (2º), Nestlé (3º), Ambev (4º) e Johnson & Johnson (5º); entre as empresas mais responsáveis no Âmbito Interno, Social, Clientes e Sociedade, (S) estão: Natura (1º), Grupo Boticário (2º), Magazine Luiza (3º), Mercado Livre (4º) e Ambev (5º); entre as empresas mais responsáveis em Ética e Governança Corporativa (G) estão: Natura (1º), Toyota (2º), Ambev (3º), Grupo Boticário (4º) e Johnson & Johnson (5º).
Metodologia
O objetivo do monitor é oferecer às empresas uma avaliação de como as organizações estão sendo percebidas em relação aos pilares do ESG. A metodologia de análise, que engloba 25 diferentes fontes de informações, consolidadas em 15.346 entrevistas, se inicia com as avaliações de 565 membros da alta direção de empresas com faturamento superior a R$ 200 milhões por ano no Brasil, que elegem as cinco empresas mais responsáveis em cada uma das dimensões do ESG.
A partir dessa primeira abordagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas generalistas e de informação econômica, representantes do governo e gestores de mídias sociais.
O ranking também considera o Merco Sociedade, monitor que mede a reputação por meio da perspectiva da população geral. E as avaliações do Merco Digital, ou seja, as análises de reputação das empresas no âmbito digital, além do Merco Talento. Por último, se mede a realidade das empresas por meio de indicadores objetivos de méritos reputacionais.