Executivos de Basf Soluções para Agricultura, Nagro e Nstech debatem os avanços e os desafios para a consolidação de uma cultura cliente no campo
O país deve alcançar 330 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25, conforme projeção revisada para cima pela Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab. Produtividade recorde que é fruto de duas vertentes: de um lado, a consolidação do uso da tecnologia em todas as áreas no campo e, de outro, a chegada da cultura cliente, envolvendo a maioria dos fornecedores. Presente não só no momento da colheita, a tecnologia se estende para facilitar a cadeia de suprimentos e a obtenção de crédito, conforme detalharam, hoje (11), Christiane Tuboni, gerente de CX da Basf Soluções para Agricultura no Brasil, Gustavo Alves, CEO da Nagro, e Zuleica Melo, gerente de CS do agronegócio da Nstech, na 1106ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Cristiane começou o bate-papo explicando que o relacionamento com o agricultor precisa ser de muita proximidade, estando presencialmente, acompanhando a evolução, olhando para as tendências e se adaptando para atender tecnologicamente sem perder de vista a humanização. Ao passo que Gustavo, destacou que a Nagro foi fundada pensando em ajudar a resolver as dores desse setor, principalmente na obtenção de crédito para compra de insumos.
Zuleica, por sua vez, afirmou que a plataforma tecnológica da Nstech nasceu de uma dor na área de supply chain, diante dos vários problemas de logística, sendo hoje um grande guarda-chuva para todas essas soluções. “Nosso lema é trabalhar com o foco do cliente, uma missão que vem de cima para baixo, criando cultura. Então, temos que pensar de forma permanente em como melhorar a experiência do motorista de caminhão, do produtor, do maquinista do trem, porque envolvemos toda uma cadeia, com o cliente lá na ponta. Minha missão é conseguir o sucesso do cliente do agro, transformando esse verdadeiro ‘lego’ em um grande produto.” De acordo com a gerente, a Nstech busca melhorar toda a cadeia logística, eliminando os grandes gargalos e os desafios enfrentados pelos produtores. “Estamos em um ano de supersafra e a tecnologia pode propiciar com que ela escoe com fluidez. Isso é pensar com foco do cliente.”
Respondendo uma questão da audiência, sobre a consolidação das tendências da agricultura de precisão, da biodiversidade e melhoria do desempenho ambiental, Zuleica foi a primeira a responder, considerando que a grande tendência, na verdade, é a da personalização. “Todo cliente, enquanto ser humano, quer se sentir o único na experiência. Então, cabe-nos juntar todos os dados disponíveis, tratá-los adequadamente e, com o uso de IA, criar formas de personalizar o atendimento, sempre de olho no futuro também.” Enquanto Cristiane, por sua vez, lembrou que o nobre propósito do agro é alimentar o mundo nesse constante crescimento populacional. “E mesmo com todos desafios causados pelo clima, por questões geopolíticas e tudo o mais, a paixão do agricultor pelo seu negócio é o que lhe permite continuar avançando, contando com ajuda de tecnologias cada vez mais eficazes, cabendo-nos contribuir com informações sempre atualizadas sobre os produtos e soluções, seja em agricultura de precisão, inteligência artificial, etc., que irão auxiliá-lo a ultrapassar esses desafios.”
Na sequência, Gustavo lembrou que o que está proporcionando tudo isso é a inserção da conectividade no campo. “Hoje um produtor com uma antena de internet plugada em uma caminhonete consegue espalhar o sinal para todas as máquinas. Então, já temos sensores de IoT que vão coletando dados das colheitas e de tudo mais que esteja envolvido. É a análise dessas informações que permitirá que ele tome decisões cada vez mais assertivas, colhendo resultados no longo prazo, graças às boas escolhas feitas.” Ainda houve tempo para a abordagem de temas como o uso de big data na análise de crédito para o produtor, os desafios ainda enfrentados no setor, entre muitos outros assuntos.
O vídeo, na íntegra, que está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1105 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,5 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA volta na segunda-feira (14), trazendo André Macedo, CEO da RediRedi, que falará da democratização da IA para micro e pequenas empresas; na terça, será a vez de Bruna Cerqueira, head do Bom Pra Crédito; na quarta, Rafael Corte, CEO do JAH Açaí, Sorvetes e Picolés; e, encerrando a semana, na quinta será debatido o tema “iGaming: Os desafios da experiência no entretenimento digital”, reunindo Daniel Xavier, diretor de operações da BetMGM Brasil, Alessandro Lisboa, CEO da IGI Expo, Fabrício Núñez, head de marketing do SeuBet, e Mateus Rosa, gerente de marketing da Betsul.