Pesquisa da Serasa Experian mostra que 1 em cada 4 brasileiros pretende usar crédito para viagens ou entretenimento nos próximos meses
A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, acaba de lançar um recorte da pesquisa “Consumidor do Futuro” que analisa a relação atual dos brasileiros com o crédito em diferentes fases da vida e contextos sociais. O levantamento mostra que 44,1% da população está buscando mais crédito, sendo 18,8% com maior frequência e 25,3% de forma pontual, apenas para situações específicas. Esse movimento, no entanto, é fortemente influenciado pela faixa etária. A geração Z lidera essa tendência, com quase metade (49,9%) dos entrevistados declarando que têm buscado crédito com mais intensidade, embora, entre eles, uma parcela (25,3%) ainda limite o uso a situações pontuais. Já entre os boomers, o padrão se inverte: apenas 14,8% utilizam crédito de forma específica, enquanto 39,1% afirmam que evitam esse tipo de recurso no cotidiano.
“Compreender como os brasileiros utilizam e pensam o crédito, seus objetivos e motivações, é essencial para construirmos soluções mais eficazes e personalizadas – seja para o consumidor ou para empresas que estão nesse mercado e buscam, por exemplo, conhecer, segmentar e ativar digitalmente essas audiências com nossas soluções de marketing. Os dados mostram que o crédito passou a ocupar diferentes papéis no planejamento financeiro, variando de acordo com a geração e com as prioridades de cada grupo”, afirmou Giovana Giroto, CMO da Serasa Experian,.
Expectativas em cenário de crescimento econômico
Quando questionados sobre como utilizariam o crédito nos próximos meses, os brasileiros apontaram principalmente finalidades ligadas ao bem-estar e organização pessoal. Viagens e lazer aparecem como as principais intenções de uso (25%). Entre os mais jovens, o foco é mais distribuído: além do lazer (21,8%), a Geração Z também pretende usar o crédito para organizar as finanças (21,4%) e investir ou abrir um negócio (20,3%).
Um possível crescimento econômico no país também foi abordado no estudo. Para 29,4% dos brasileiros, uma melhora na economia resultaria em aumento dos gastos com viagens, lazer e restaurantes, comportamento puxado pelos millenials (29,8%) e geração X (35%). Outro dado relevante mostra que 18,6% dos consumidores priorizariam marcas e produtos de maior qualidade, especialmente entre os jovens da geração Z (20,9%) e millenials (19,3%). Por outro lado, um em cada cinco brasileiros (18,4%) declarou que não mudaria seu padrão de consumo mesmo com a melhora econômica, tendência mais presente entre os boomers (27,9%).