Levantamento da Liga Ventures e Alloyal aponta que existem 174 startups ativas e traz as principais tendências para o setor
A Liga Ventures, consultech que oferece consultoria de inovação e transformação, em parceria com a Alloyal, loyaltytech que entrega mais vendas, engajamento e retenção de usuários para empresas, anunciou o lançamento de estudo que mostra a evolução das retailtechs focadas na experiência do cliente no país. Em um ano marcado pela intensificação das estratégias digitais, impulsionadas principalmente por datas importantes para o varejo, como a Black Friday, o relatório mostra que as startups captaram R$ 91 milhões em investimento em 2025, em nove transações. Já em 2024 esse número foi de R$ 1,2 bilhão, em 16 transações.
Ao todo, foram mapeadas 174 startups que estão ativas e utilizam diferentes tecnologias com o objetivo de entregar melhores soluções e produtos para os consumidores e fazer com que sua jornada de compra seja positiva e satisfatória. Em relação ao ano de fundação das startups, cerca de 23,7% delas foram criadas entre 2020 e novembro de 2025. Já as principais categorias de retailtechs focadas em CX ativas fundadas de 2020 a 2025 foram comunicação e relacionamento com o cliente (29%); análise de dados (21%); chatbots (14%); experiência do cliente (13%) e cupons e cashback (5%).
O levantamento aponta que elas estão divididas em nove categorias, como comunicação e relacionamento com o cliente (28,6%); análise de dados (20,1%); chatbots (13,1%); experiência do cliente (11,1%); fidelização do cliente (9,5%); cupons e cashback (7,5%); pesquisa de satisfação (3,5%); shoppers (3,5%) e prospecção de clientes (3%).
“Em 2024, vimos o segmento de CX no varejo atrair investimentos relevantes, especialmente em soluções de fidelização e relacionamento. Agora, em 2025, acompanhamos a etapa seguinte desse ciclo: os líderes de categoria executando suas estratégias e uma nova geração de startups surgindo já nativas em IA. Essa é a tecnologia que mais cresceu entre as retailtechs e cria a base para a hiperpersonalização, uma tendência que muda a lógica do setor ao permitir jornadas mais inteligentes, contextuais e adaptadas a cada consumidor”, analisou Daniel Grossi, cofundador da Liga Ventures.
O estudo mostra também que 75 startups utilizam inteligência artificial em suas soluções para aplicações como atendimento conversacional e suporte, personalização da jornada e das ofertas, orquestração omnicanal e automação de marketing, programas de fidelidade inteligentes e recompensas dinâmicas, gestão de feedback, reputação e experiência em tempo real e modelos preditivos de valor do cliente e propensão.
O relatório traz também os estados com maior distribuição de startups ativas. No primeiro lugar do ranking está São Paulo (49%), seguido por Santa Catarina (11%); Minas Gerais (10%); Paraná (9%); Rio de Janeiro (6%); Rio Grande do Sul (4%); Bahia (2%); Alagoas (2%); Ceará (1%) e Distrito Federal (1%).
Outro dado interessante se refere à análise da maturidade das retailtechs focadas em CX mapeadas, onde 45% são emergentes, 21% estão estáveis, 16% são nascentes e 17% delas disruptoras. Com relação às tecnologias mais aplicadas, destacam-se APIs (42%); Inteligência Artificial (38%); Data Analytics (34%); Big Data (27%) e Chatbot (22%). Já referente ao público-alvo, o estudo mostra que 86% das startups têm como foco o mercado B2B.
“A inteligência artificial deixou de ser um complemento e se tornou a base da nova geração de programas de fidelidade. Ela evoluiu junto de tecnologias como data analytics e big data, permitindo que as empresas entendam padrões, antecipem necessidades e atuem com precisão em tempo real. Isso torna as campanhas mais eficientes, aumenta retenção e adesão e fortalece o LTV, sempre com uma personalização que não precisa ser invasiva, mas construída de forma gradual conforme o usuário interage com o programa, gerando confiança em vez de atrito”, comentou Aluísio Cirino, CEO da Alloyal.
De acordo com o executivo, “para realizar o estudo foram utilizados dados da ferramenta Startup Scanner, plataforma criada pela Liga Ventures que identifica e acompanha dados de startups do Brasil e América Latina para que grandes empresas, pesquisadores e empreendedores possam entender as movimentações do mercado e encontrar oportunidades de negócios sinérgicos à sua atuação”.





















