O marketing politicamente direto



Em 2010, visitei algumas cidades do Estado de São Paulo, a convite dos Correios, dando palestra com o mesmo título deste artigo. O objetivo era claro: demonstrar a partidos e marqueteiros o impacto do marketing direto nas campanhas políticas. Um potencial que tem sido pouco explorado na medida em que a maioria dos profissionais de marketing político vem da publicidade geral e costuma pensar em termos de divulgação para grandes massas.


Resumindo: diferentemente da publicidade, marketing direto cria canais de comunicação com cada eleitor individual e não espera pelo voto, e sim, mede permanentemente a resposta a cada provocação, permitindo alterar rumos em condições mais próximas da realidade.


A experiência, em minha visão, funcionou, pois, conseguimos demonstrar a eficiência do marketing direto. Mas também tive a oportunidade de aprender como usar melhor os produtos e serviços dos Correios e testemunhar a qualidade e a dedicação da sua equipe comercial. Este ano, provavelmente, a caravana voltará, visitando inclusive alguns outros Estados brasileiros. Desta vez, acredito que pode ser ainda melhor, pois eleições municipais demandam um contato mais próximo, mais personalizado -, cenário perfeito para o marketing direto.


Além disso, estou levando um produto muito bem amarrado, no qual juntei a expertise na utilização de alguns produtos excelentes e pouco conhecidos dos Correios – precisos e baratos – com a mensuração via uma ferramenta de CRM simples e a capacidade de engajamento e compartilhamento das mídias sociais, um modelo aparentemente simples, mas muito bem ajustado às necessidades dos candidatos.


O primeiro passo é conhecer a estratégia para garantir pertinência, consistência e relevância das mensagens. Em seguida, com o uso de produtos dos Correios e ferramentas web, vamos testar a receptividade dessas mensagens e ajustá-las. Tudo, controlado pela ferramenta de CRM.


É importante ressaltar que esse produto não tem a pretensão de substituir a atuação do candidato. Pelo contrário, acredito que a ferramenta de comunicação mais poderosa que ele dispõe é a sua própria intuição. Trata-se simplesmente de organizar e otimizar aquele marketing de relacionamento que ele já pratica de forma absolutamente natural.


Até a próxima!

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O marketing politicamente direto



Esta manhã, participei de um evento realizado pelos Correios para apresentar suas soluções de marketing direto e mídia postal para especialistas em marketing político e candidatos às próximas eleições.


 


Não sou uma coisa nem outra, vamos deixar bem claro, mas o fato é que recebi um destaque imerecido na reportagem de capa da mais recente edição da revista Marketing Direto, publicada pela Associação Brasileira de Marketing Direto – ABEMD. E vocês já adivinharam o tema da reportagem: marketing direto na política. Quem ficar curioso, pode fazer o download da revista neste endereço: http://www.abemd.org.br/Revista/pdf_revistas/julho_08.pdf


 


A discussão era sobre o marketing direto como ferramenta do marketing político e do marketing eleitoral. Que são duas coisas bem distintas, não se enganem. O marketing político é, por definição, de longo prazo: trata-se de garantir uma imagem coerente, relevante, construir uma carreira. Já o marketing eleitoral busca basicamente garantir que o candidato seja eleito na próxima eleição. Marketing direto, propriamente dito, este; marketing de relacionamento, o outro.


 


O fato, repito, é que graças a esse escorregão fui incluído num mailing vip e lá fui assistir à apresentação. Gostei, gostei muito. Mais uma vez me impressionei com a dimensão dos nossos Correios, o volume que transporta diariamente, a abrangência de sua cobertura – e a quantidade de produtos e serviços que podem ser, mas geralmente não são, utilizados pelas empresas. Desde o envio de uma simples carta até toda uma estrutura de logística, com armazenamento e controle. E serviços como selos personalizados – olha que coisa legal para um candidato usar!


 


Nestas eleições, os Correios estão se colocando à disposição de partidos e candidatos para realizar autênticas parcerias, ajudando-os a desenhar e a implementar suas estratégias políticas e/ou eleitorais. Vale a pena dar uma olhada no hotsite que foi desenvolvido especialmente para este projeto: www.correios.com.br/candidato

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