Rakky Curvelo, senior marketing manager na HubSpot para o Brasil

Profissionais de marketing afirmam que experiências personalizadas aumentam vendas

Pesquisa da HubSpot mostra que vídeo de curta duração continua sendo o formato de conteúdo mais eficaz tanto para empresas B2B quanto B2C

A HubSpot, empresa especializada em soluções de CRM, marketing e inteligência artificial, divulgou o relatório “State of Marketing 2025” contendo cinco dados que se destacam e merecem atenção especial dos profissionais da área. No primeiro deles, de acordo com o estudo, que entrevistou 1.200 profissionais de marketing em diversas regiões do mundo, 96% dos entrevistados relataram que as experiências personalizadas aumentaram as vendas de suas empresas, sendo que 44% afirmaram que o aumento foi significativo e outros 44% observaram um aumento moderado.

Um segundo dado relevante para o mercado brasileiro é que 92% dos profissionais de marketing planejam manter ou aumentar seus investimentos em construção de marca (brand awareness) em 2025, reconhecendo a importância crescente da identidade de marca na decisão de compra dos consumidores.

A sondagem também revela que o vídeo de curta duração continua sendo o formato de conteúdo mais eficaz tanto para empresas B2B quanto B2C, com 30% de utilização em ambos os segmentos. Este dado é particularmente importante para o Brasil, onde o consumo de vídeos em plataformas como YouTube, Instagram e TikTok continua em ascensão.

No campo da inteligência artificial, o relatório aponta que 92% dos profissionais de marketing afirmam que a IA já impactou significativamente suas funções. Entre os principais usos, destaca-se que 1 em cada 4 profissionais planeja utilizar a IA para transformar conteúdo textual em campanhas multimídia, otimizando recursos e ampliando o alcance das estratégias de marketing.

Por fim, o estudo revela uma tendência crescente na adoção de podcasts e conteúdo em áudio, com 91% dos entrevistados planejando manter ou aumentar seus investimentos nestes formatos em 2025, representando uma oportunidade para marcas brasileiras se conectarem de forma mais profunda com suas audiências.

“O Brasil já investe pesado em tecnologia. Agora é a hora de guiar esses investimentos para a personalização, utilizando soluções de IA para aumentar a produtividade dos times e oferecer personalização em escala no atendimento aos clientes. Com a crescente utilização de plataformas de sociais para o comércio pelos brasileiros, a capacidade de criar experiências personalizadas, automatizar processos com IA e investir em formatos como vídeos curtos e podcasts será determinante para as estratégias de marketing em 2025 e para o futuro. Velocidade e autenticidade são as estratégias da vez, para conquistar os consumidores no Brasil”, comentou Rakky Curvelo, senior marketing manager na HubSpot para o Brasil.

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