Novo estudo da Worldpanel by Numerator, aponta que dietas mais permissivas impulsionam indulgência
O consumo dentro de casa tem apresentado uma transformação clara no que diz respeito à saudabilidade, com os brasileiros migrando de uma dieta mais restritiva para uma abordagem mais indulgente. Prova disso é que, de acordo com o estudo “Consumer Insights” do 3º trimestre de 2025, da Worldpanel by Numerator, o refrigerante sem açúcar passou de 8,8% de importância em valor dentro da categoria de refrigerantes em 2023 para 14,4% em 2025, entrando no top 3 das categorias mais importantes em ocasiões de consumo saudável.
Esse movimento ocorre em um contexto em que 46% dos brasileiros buscam opções com menos açúcar, evitam alimentos com adição do ingrediente ou dão preferência a adoçantes sem ou de baixa caloria — percentual que ultrapassa 50% nas classes A e B. Para 41,7% dos consumidores, uma forma de tornar essas bebidas mais atraentes é ter o sabor semelhante ao original, reforçando o peso da experiência sensorial na decisão.
O impacto dessa transformação na mentalidade também chega às alternativas de emagrecimento: 3% dos brasileiros já usam ou usaram as famosas canetas emagrecedoras. Embora ainda concentradas nas classes A e B, essas soluções têm potencial de modificar o consumo alimentar como um todo. Em 2024, pessoas que ainda não haviam iniciado o uso de GLP-1 consumiam, em média, 44% mais alimentos do que aquelas que não utilizavam o hormônio. Após iniciarem o tratamento, em 2025, essa diferença caiu para 20%, mostrando uma mudança significativa nos hábitos alimentares dos usuários.
O estudo aponta também como os brasileiros vêm abastecendo seus lares, indicando sinais de fragmentação. No terceiro trimestre de 2025, os brasileiros visitaram pontos de venda quase três vezes por semana, mas com cestas menores e mais direcionadas.
O gasto médio cresceu 5,5%, enquanto o volume médio permaneceu praticamente estável, com alta de 1,1%. Nesse cenário, Mercearia Salgada e Limpeza se destacaram, registrando avanço na intensidade de compra de 2,8% e 2,4%, respectivamente. É válido destacar que, enquanto nessas categorias o foco está em um menor desembolso para acessar produtos premium, em Higiene & Beleza ocorre o oposto: custo-benefício e performance assumem o protagonismo.
“O panorama traçado pelo ‘Consumer Insights’ mostra que o consumo dentro de casa no Brasil se torna cada vez mais segmentado, qualificado e conectado a tendências de saúde, indulgência e experiências. Essa combinação desafia marcas a transformar a presença no ponto de venda em preferência efetiva no carrinho, A aproximação da Copa do Mundo de 2026 reforçará ainda mais a tendência de indulgência, trazendo um novo impulso ao consumo dentro de casa e mais oportunidades para as marcas”, afirmou Bianca Andion, gerente sênior de contas da Worldpanel by Numerator..
Metodologia
O “Consumer Insights”, da Worldpanel by Numerator, é um estudo trimestral que reúne dados dos três principais painéis da empresa. O “Painel de Consumo In Home” representa os hábitos de compra de 60 milhões de lares no Brasil, analisando o comportamento de consumo dentro do lar. O “Painel de Uso” aprofunda como os produtos adquiridos são, de fato, utilizados pelas pessoas dentro desses lares – com base em mais de 53 bilhões de ocasiões de uso em Alimentos e Bebidas. Já o “Painel Out of Home” acompanha o consumo fora de casa, com amostra que representa 158 milhões de indivíduos. Todos os painéis possuem cobertura nacional.





















