Sem Parar adota mensagens de utilidade no WhatsApp para agilizar troca de tags

Case destaca como o uso da ferramenta conversacional aumentou o engajamento dos clientes e reduziu custos operacionais

O Sem Parar, plataforma de soluções para o carro, passou a adotar o WhatsApp como canal para orientar clientes quando há necessidade sobre a troca de tags, substituindo o modelo anterior de mensagens via SMS, resultando em 65% de taxa de abertura, duas vezes mais respostas e uma redução de 22% nos custos operacionais.   

O uso do WhatsApp como canal de relacionamento com o cliente segue em expansão entre as empresas brasileiras. De acordo com o Panorama de Marketing e Vendas 2024, realizado pela RD Station, 70% das companhias no país já utilizam a ferramenta, um crescimento de 10% em relação a 2023. Além disso, no Brasil, mais de 80% dos adultos online dizem que gostam de receber uma mensagem personalizada sobre produtos, serviços, cupons de desconto e oportunidades de vendas de uma empresa, mostra um estudo da Kantar (abril/2025), encomendado pela Meta. O aumento reforça o uso do aplicativo como um dos meios mais eficazes de comunicação corporativa, especialmente em estratégias voltadas à personalização.   

‘’Além do ganho em engajamento, a economia obtida com o novo canal nos permitiu testar novas ações voltadas a clientes recorrentes, enfatizando o empenho da marca com a melhoria contínua da experiência do usuário. O resultado é um reflexo do uso estratégico do WhatsApp para aprimorar a comunicação entre empresas e consumidores’’, destacou Mauricio Rodrigues de Siqueira, gerente estratégico de CRM do Sem Parar.  

A iniciativa faz parte da estratégia da companhia de aprimorar a experiência do cliente por meio da integração entre tecnologia e comunicação digital. Com o uso de mensagens de utilidade no WhatsApp, o Sem Parar passou a oferecer uma jornada mais fluida, personalizada e segura para seus usuários, que agora podem escolher entre retirar a nova tag em uma loja física ou recebê-la em casa.   

Antes da migração, as campanhas eram realizadas por SMS, o que impedia o acompanhamento de métricas de abertura e engajamento, além de apresentar baixa taxa de resposta. A partir da mudança, realizada entre junho e agosto deste ano e direcionada a cerca de 30 mil clientes, a empresa observou o dobro de engajamento na interação e maior eficiência no suporte ao processo de substituição de tags.

Deixe um comentário

Rolar para cima