Luis Crem, presidente do Sintelmark

Sintelmark realiza palestra em alusão ao Outubro Rosa

Sindicato promove palestra sobre a vulnerabilidade da mulher com câncer de mama e as violências enfrentadas durante o tratamento

O Sintelmark, Sindicato Paulista das Empresas de Contact Center, anunciou a realização, no dia 15 de outubro, às 9h, na sede da instituição, de uma palestra em alusão ao Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A convidada será Carla Simone da Silva, Supervisora Técnica da Coordenação de Políticas para Mulheres e Secretária de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, que trará reflexões sobre a vulnerabilidade da mulher com câncer de mama e as formas de violência que ela enfrenta, principalmente o abandono por parte dos parceiros após o diagnóstico.

De acordo com Carla, “a vulnerabilidade da mulher com câncer de mama muitas vezes é invisibilizada. Além do adoecimento, ela enfrenta isolamento social, questionamentos sobre sua capacidade mental durante a quimioterapia e impactos nos papéis sociais, como maternidade, trabalho, sexualidade e autoimagem. O abandono, especialmente por parte de parceiros, está associado a quadros de depressão e até a interrupção do tratamento”.

Carla também destaca que empresas e instituições podem ter papel decisivo no acolhimento, desenvolvendo ações como flexibilização de horários, trabalho remoto, licença médica, readaptação de função, políticas de privacidade e campanhas de prevenção. “Essas medidas contribuem para garantir condições mais adequadas de recuperação e retorno às atividades”.

O presidente do Sintelmark, Luis Crem, reforça o compromisso da instituição com o debate e compartilha uma reflexão pessoal. “Não podemos ignorar a gravidade de dados que mostram o abandono de mulheres pelos parceiros justamente no momento em que mais precisam de apoio. Ao promover essa palestra, queremos ampliar o debate e estimular práticas de acolhimento e solidariedade dentro das empresas e da sociedade”.

Incidência no Brasil

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou 73.610 novos casos de câncer de mama por ano no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. A taxa ajustada por idade é de 41,89 casos a cada 100 mil mulheres no país. 

Além da palestra, as empresas de contact center associadas ao Sintelmark também estão promovendo ações de conscientização junto aos colaboradores, como workshops e palestras, para destacar a importância da prevenção do câncer de mama por meio da realização de exames de mamografia e do acompanhamento médico regular. A palestra integra o calendário de atividades do Sintelmark em apoio ao Outubro Rosa e reforça o compromisso da instituição em promover debates que unem saúde, direitos e dignidade.

Serviço

Palestra: A vulnerabilidade da mulher com câncer de mama e as violências enfrentadas durante o tratamento

Data e horário: 15 de outubro, às 9h

Local: Sede do Sintelmark – Av. Ipiranga, 318, bloco A, cj. 1201 – República, São Paulo – SP, 01046-010

Telefone: (11) 4766-2780

Deixe um comentário

Rolar para cima