O uso de novas soluções vai proporcionar inúmeros benefícios para toda a cadeia produtiva, oferecendo um atendimento cada vez mais personalizado
Autor: Guilherme Puliti
A tecnologia está cada vez mais presente no varejo e tem tido funções muito diferentes e ao mesmo tempo importantes e fundamentais para o crescimento do setor. Soluções como inteligência artificial, Machine Learning, realidade aumentada e realidade virtual, softwares de gestão de clientes (CRM), análise preditiva, reconhecimento facial, omnichannel, chatbots e big data vem se destacando e ganhando força devido às inúmeras vantagens que elas proporcionam para as marcas.
De acordo com o 17º Estudo Anual Global do Consumidor da Zebra Technologies, divulgado neste ano, até o final de 2025 o setor varejista deve investir 71% a mais em tecnologias capazes de diminuir as perdas financeiras e melhorar a experiência dos consumidores.
Já segundo um levantamento feito pela Statista, o mercado de soluções de IA neste segmento prevê alcançar US$31 bilhões até 2028, representando um aumento de 190% em comparação com os dados atuais.
Além dessas aplicações, a tecnologia também vem ocupando um espaço muito importante quando o assunto é matéria prima das roupas. Diferentemente do que muitos imaginam, a indústria têxtil também tem se beneficiado com o avanço dessas inovações e alcançado novos patamares, que antes eram inimagináveis, isso porque elas são usadas tanto nas funcionalidades das roupas como no processo de fabricação.
Vou dar um exemplo. Por meio das tecnologias avançadas de fiação é possível criar roupas mais resistentes e maior maciez. Enquanto aquela fiação mais compacta e anel, como são chamadas, ajudam a desenvolver técnicas muito mais suaves e com menos ficção, que permite uma maior durabilidade nas vestimentas. Como é o caso do algodão egípcio, já que as fibras são em média quatro vezes mais resistentes que o algodão comum, o que faz com que seja mais macia e durável.
Outra vantagem crucial do uso dessa inovação é a possibilidade de tecidos resistentes à água e com controle de temperatura, o que mantém a peça seca por um longo período de tempo e ajustada a temperatura do corpo, fazendo com que elas consigam ser confortáveis em todas as estações climáticas e reduz a sensação de fadiga. Por exemplo, a poliamida, um dos tecidos mais tecnológicos usados no mercado hoje, possui efeito dry que expele o suor e mantém o corpo fresco e seco durante todo o dia. Essa inovação já pode ser encontrada em marcas nacionais e internacionais e vem sendo destacada no universo da moda.
Por fim, diante de tantos benefícios, é possível afirmar que a aplicação da tecnologia na indústria têxtil vai aumentar muito ao longo dos anos. Isso porque temos visto um crescimento acelerado das marcas e uma revolução acontecendo no que tange a inovação. Dessa forma, o uso dessas soluções vai proporcionar inúmeros benefícios para toda a cadeia produtiva, oferecendo um atendimento cada vez mais personalizado para os novos consumidores e diminuindo impactos ambientais. Como consequência disso, as empresas conseguem se destacar perante à concorrência e aumentar as vendas.
Você está preparado para o futuro das roupas?!
Guilherme Puliti é CMO da Minimal Club, que faz parte do grupo Moon Ventures.