Claudio Reina, cofundador e diretor executivo da Lattine Group

Transformação digital no varejo: o papel da tecnologia na inovação e competitividade do setor

Ao adotarem tecnologias avançadas, as companhias focam em sua sobrevivência, uma vez que conseguem atuar com maior eficiência e responder com maior agilidade às mudanças do mercado

Autor: Claudio Reina

A transformação digital no varejo já não é só mais uma tendência, mas sim uma necessidade estratégica para empresas que desejam se manter competitivas em um mercado dinâmico e altamente digitalizado. Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 64% dos varejistas planejam aumentar seus investimentos em transformação digital, com foco principal nas vendas online (88%) e na melhoria da experiência do consumidor (80%). 

Nesse contexto, soluções baseadas em nuvem, automação de processos e inteligência artificial estão remodelando a eficiência operacional no mercado e, consequentemente, redefinindo a experiência dos consumidores. Em minha trajetória de liderança em empresas de transformação digital, sendo mais de 30 anos na área de varejo, em mercados com diversas maturidades, como Espanha, Itália, França e Portugal e alguns países africanos e aqui no Brasil (onde liderei a implementação do primeiro Self-Checkout na loja do Muffato em 2012), tenho acompanhado de perto essas tendências, e é importante ficar de olho em certos pontos-chave, que explicarei melhor abaixo.

O uso de ferramentas de inteligência de negócios, como dashboards inteligentes para análise de dados em tempo real, e outros recursos que ajudam as empresas no acesso a informações e o processo de tomada de decisões, são centrais. No mercado varejista, o cenário não é diferente: o investimento em tecnologia deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para as lojas e comércios varejistas manterem a competitividade e se destacarem no mercado. 

Uma pesquisa global da KPMG revelou que 57% das empresas de consumo e varejo registraram melhorias na lucratividade e desempenho após implementarem projetos de transformação digital nos últimos dois anos. Não à toa, no período de pandemia, muitas companhias começaram a implementar ferramentas digitais, que melhoram a produtividade e otimizam o trabalho remoto. A seguir, listo as algumas tendências tecnológicas que estão moldando o varejo, independente do grau de maturidade que cada empresa tenha:

  • Inteligência Artificial e Machine Learning: empresas estão utilizando IA para prever demandas, personalizar recomendações de produtos e melhorar a experiência do cliente, ponto fundamental para continuar crescendo em mercados cada vez mais competitivos.
  • Omnichannel: a integração de lojas físicas e digitais é essencial para oferecer uma jornada de compra fluida e aumento de receita. 
  • Computação em nuvem: soluções em nuvem permitem uma operação escalável e segura, reduzindo custos com infraestrutura e protegendo de ataques cibernéticos cada vez mais frequentes.
  • Automação: no varejo, a funcionalidade ajuda a reduzir perdas, otimizar estoques e aprimorar processos logísticos.

Importância da consultoria digital para a aceleração dos negócios: impacto para as grandes varejistas 

A parceria com consultorias digitais também destaca a importância da cibersegurança e da proteção de dados das empresas, que, com a crescente digitalização, podem assegurar a integridade e a confidencialidade das informações, implementando medidas robustas para a segurança de seus sistemas e dados. De acordo com o levantamento da PwC Brasil, o varejo tem sido um dos setores mais atingidos por incidentes cibernéticos nos últimos 12 meses, com ameaças que envolvem principalmente tentativas de crimes digitais, visando ganho financeiro. Por isso, estar atento a esse ponto é fundamental, e existem inúmeras formas acessíveis de melhorar o comportamento e a maturidade cibernética da empresa sem grandes investimentos. 

Além disso, a adoção de ferramentas de colaboração e comunicação facilitam o dia a dia no trabalho remoto das organizações,  e soluções robustas de análise de dados permitem que a gestão tenha acesso a números de vendas de varejo e performance dos PDVs, permitindo que cada decisão seja baseada em números de venda final.

A colaboração entre as empresas de consultoria virtual e de varejo exemplifica como a transformação digital pode ser um catalisador para a inovação e a eficiência no setor de varejo especializado. Ao adotarem tecnologias avançadas, as companhias focam em sua sobrevivência no setor, uma vez que conseguem atuar com maior eficiência e responder com maior agilidade às mudanças do mercado. Caso a sua companhia ainda não tenha iniciado essa jornada, ou caso tenha iniciado e necessite acelerar sua transformação, agora é o momento ideal para agir. A tecnologia está redefinindo o varejo e, com as soluções certas, é possível transformar desafios em oportunidades.

Claudio Reina é cofundador e diretor executivo da Lattine Group.

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