Ronaldo Lopes, coordenador de marketing, trade marketing e treinamentos da SVP Worldwide no Brasil (Singer, Husqvarna Viking e Pfaff)

Um negócio centenário que vem conquistando as novas gerações

Coordenador da SVP Worldwide no Brasil explica como extraem insights para acompanhar os novos perfis comportamentais

Atualmente, 37% de quem compra máquinas de costura da Singer têm entre 18 a 34 anos de idade. O dado serve para evidenciar como, mesmo depois de 174 anos de existência, a marca vem renovando seu público, principalmente agora com a geração Z, que trouxe de volta o hábito de costurar. Obviamente, acompanhando os novos perfis, a empresa tem procurado entregar produtos com mais tecnologia embarcada. Descrevendo esse movimento da marca de evolução junto com os clientes, Ronaldo Lopes, coordenador de marketing, trade marketing e treinamentos da SVP Worldwide no Brasil (Singer, Husqvarna Viking e Pfaff), participou, hoje (27), da 1134ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

“A Singer faz parte do SVP Worldwide, mais importante grupo voltado para máquinas de costuras no mundo, presente em mais de 170 países”, iniciou o executivo, reforçando que, apesar de quase bicentenária, a relação afetiva dos clientes continua muito forte, porque sempre esteve ligada à inovação, transformação e relacionamento com clientes. “A geração Z trouxe de volta o hábito de costurar e estamos conseguindo acompanhar esse novo público, que já tem presença marcante no mercado e, no próximo ano, isso só tende a aumentar. A Singer acompanha esse movimento, essa transformação sobre a questão comportamental, pensando nos avanços no produto.”

Na sequência ele foi perguntado pela audiência sobre a capacidade da empresa trabalhar em cima de dados reais dos clientes para entender e acompanhar os novos comportamentos. Ronaldo assegurou que a companhia desenvolve muitos estudos e tecnologia. “Percebemos que, agora, precisamos desenvolver um produto para cada necessidade específica. Para se ter uma ideia, no ano passado, lançamos um produto extremamente tecnológico, sendo uma máquina que executa a dupla função de costura e bordado, com conexão wi-fi. Nela, a pessoa desenha o bordado, tira uma foto pelo celular, envia para a máquina, que, por fim, materializa o que a pessoa imaginou.”

De acordo com o executivo, o consumidor quer esse tipo de produto, pois traz ganho de tempo e é tecnológico, ou seja, em sintonia fina com os novos modos de vida. “No dado interno do site oficial da Singer, em termos de e-commerce, 37% das pessoas que compram máquinas de costura têm entre 18 e 34 anos de idade. E, além de trazer de volta o hábito de costurar, é um público que procura produtos com mais tecnologia embarcada.” Instado a falar sobre a forma como a empresa monitora os dados comportamentais dos consumidores, Ronaldo informou que a Singer realiza uma pesquisa a cada dois anos. A mais recente revelou que, em cada 10 lares brasileiros, três deles têm uma máquina de costura, sendo que 78% desses consumidores a usam semanal ou diariamente e 60% a tornam uma fonte de renda, básica ou complementar.

Houve tempo para o coordenador aprofundar os motivos pelos quais a geração Z aderiu ao uso da máquina de costura, citando os conceitos de exclusividade de criação e consumo consciente. Ele falou, também, de que forma os diferentes pontos de contato com a Singer, no físico e no on-line, convergem para que a empresa capture insights, entre outros assuntos. O vídeo, na íntegra, que está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com às outras 1133 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,6 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever.


A Série Lives – Entrevista ClienteSA prossegue amanhã (28), recebendo José Nery, head de inovação e transformação digital da HPE Automotores (Mitsubishi Motors e Suzuki Motor); na quinta, será a vez de Renata Khaled, VP de vendas da Tuna; e, encerrando a semana, o Sextou debate o tema “Personalidade ClienteSA 2025: O impacto da evolução da atividade na carreira profissional”, reunindo Cristiane Macedo, diretora de serviços da Ituran Brasil, Fernando Menezes, CEO da Selfit Academias, Melissa Casagrande, diretora sênior de experiência do consumidor e excelência operacional do Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie, Raissa Lisboa, gerente sênior de CX e suporte da Nuvemshop, e Rodrigo Padilha, vice-presidente de negócios e serviços ao consumidor no Electrolux Group América Latina.

Deixe um comentário

Rolar para cima