Caio Gil Augusto, diretor administrativo da Unifisa

A importância do mercado de consórcio apostar na área de customer experience

As empresas do setor devem oferecer um atendimento mais humanizado e personalizado, ao mesmo tempo em que adotam tecnologias que simplificam a experiência do cliente

Autor: Caio Gil Augusto

Com o aumento da competitividade e as mudanças nas preferências do público, as empresas do setor precisam estar mais atentas à experiência do cliente (CX – Customer Experience). Apostar em estratégias eficazes desse serviço é fundamental para melhorar a jornada do cliente e, consequentemente, fortalecer a fidelização e a reputação da marca.

Em um mercado como o de consórcios, onde o ciclo de vendas pode ser longo e envolve a decisão de comprometer uma quantia alta de dinheiro, uma experiência negativa pode ser prejudicial não apenas para a conclusão de uma venda, mas também para a reputação no mercado. Portanto, garantir que o cliente tenha uma jornada fluida, transparente e satisfatória é um fator crucial para o sucesso da corporação.

No Brasil, esse setor segue em expansão com previsão de crescimento para os próximos anos. De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios junto com a Kantar Brasil, líder em dados, insights e consultoria, o mercado de consórcio contabilizou 4,49 milhões em vendas de cotas, entre janeiro e dezembro de 2024, o que representa um crescimento de 7,4% em comparação com o ano anterior. Com esse crescimento, a experiência do cliente torna-se ainda mais crucial para as instituições que buscam se destacar e se consolidar no seu mercado de atuação. 

A aquisição de um consórcio, muitas vezes é complexa, pois envolve uma série de etapas que demandam compreensão clara das condições, taxas, prazos e benefícios do produto. Portanto, todo esse processo necessita do acompanhamento de um profissional. Pensando nisso, as companhias que atuam no setor devem oferecer um atendimento mais humanizado e personalizado, ao mesmo tempo em que adotam tecnologias que simplificam a experiência do cliente, já que, há uma grande diversidade de players.

Além disso, apostar na melhoria desse processo é um caminho certeiro para garantir não só a satisfação e a fidelização dos consumidores, mas também a competitividade e o crescimento sustentável dos negócios. Portanto concluo que ao investir em estratégias de CX, as empresas que atuam nessa modalidade podem transformar um processo tradicionalmente complexo em uma jornada mais simples, agradável e transparente para o cliente, gerando resultados significativos tanto para o consumidor quanto para a corporação.

Caio Gil Augusto é diretor administrativo da Unifisa.

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