Como ocorre a cada nova edição, a Bienal reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. Serão cerca de 480 expositores participantes que apresentarão para cerca de 800 mil visitantes seus mais importantes lançamentos em um espaço total de 60 mil m².
A Bienal homenageia os autores Jorge Amado e Nelson Rodrigues, que completariam cem anos se estivessem vivos, e a Semana de Arte Moderna de 1922, que completa 90 anos em 2012.
Com curadoria de Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor-executivo do Museu da Língua Portuguesa; e dos jornalistas Paulo Markun e Zeca Camargo, esse ano a previsão é trazer mais de 800 mil visitantes para a feira que terá uma programação cultural diferenciada que, como sempre, terá o objetivo de incentivar o gosto pelos livros e pela leitura. Uma boa opção para quem gosta de literatura e quer conhecer novos livros ou comprar bons títulos por um bom preço.
Dentre os principais lançamentos da Bienal 2012, podemos destacar:
Escolha Profissional da Turma da Monica Jovem, de Maurício de Sousa e Antonio Carlos Vilela
Os Meninos de Marte, de Ziraldo
Sonhos, de Alyson Noel
Brincar com Palavras, de José Jorge Letria
Fios de Prata, de Raphael Draccon
Gossip Girl – Psycho Killer, de Cecily Von Ziegesar
Diversos autores estarão presentes durante os 10 dias do evento, divulgando suas obras mais recentes, como por exemplo:
Augusto Cury (Você é Insubstituível)
Antonio Prata (Meio Intelectual, Meio de Esquerda)
Antonio Risério (A Utopia Brasileira e os Movimentos Negros)
Bruno Latour (Jamais Fomos Modernos)
Lucinda Riley (Cruzando o Caminho do Sol)
Mario Sergio Cortella (Política – Para Não Ser um Idiota)
Marcos Eduardo Neves (Nunca Houve um Homem como Heleno)
Pauline Alphen (Os Gêmeos – Crônicas de Salicanda)
Vera Lúcia Dias (Brinquedos Cantados e Caraminholas)
Thatita Rebouças (Fala Sério, Filha!)
Zuenir Ventura (Sagrada Família)
entre muitos outros!
A 22ª Edição da Bienal Internacional do Livro reúne no mesmo local diversos espaços organizados e estruturados para diversão e cultura. A Bienal deste ano foi dividida em sete pilares temáticos, com atividades previstas muito diversificadas, buscando atender expectativas do público em geral, incluindo crianças, jovens e adultos. Com execeção do espaço infantil, para participar é necessário retirar uma senha duas horas antes do início das atividades. Confira os espaços temáticos:
Deu a Louca Nos Livros: espaço para inventar histórias com as crianças, através de um exercício criativo e lúdico, onde as crianças tornam-se coautoras.
Salão de Ideias: panorama do mundo do livro e suas conexões com outros campos da cultura e da atualidade, aproximando autores e obras pelas suas semelhanças ou diferenças.
Espaço do Professor: oficinas, palestras e encontros com educadores renomados, com o conteúdo direcionado à formação do professor-leitor e ao objetivo de ampliar o uso do livro em sala de aula.
Cozinhando com as Palavras: uma cozinha cenográfica que recebe chefs-autores que apresentam seus livros e ministram aulas interativas e debates, mesclando gastronomia e literatura.
#Você+Quem=?: espaço destinado à juventude e à diversidade de interesses, em três abordagens principais, que são, encontro entre leitor e autor, entre leitores, e a paixão radical, com relatos de profissionais de diferentes áreas.
Telas e Palcos: são encontros que aproximam autores, cineastas, dramaturgos, artistas, músicos em diversas conversas e debates sobre temas gerais.
Livros & Cia: este é um espaço para descobrir os segredos dos best-sellers ou para aprender como crescer no negócio do livro, com debates e palestras com profissionais dos diversos setores da cadeia de livro.
A primeira Feira Popular do Livro montada pela CBL, em 1951, foi a da praça da República no esforço de introduzir no país a tradição europeia das feiras de livros. Porém, a 1ª Bienal Internacional do Livro foi realizada em agosto de 1970, no edifício da Bienal de Arte. Já na 2ª edição da Bienal, em 1972, o total de visitantes chegou a 80 mil e o de expositores passou de 700.
O número de expositores e visitantes foi crescendo a cada edição. E o evento passou pelo Expo Center Norte e pelo Centro de Exposições Imigrantes, até finalmente chegar, em 2006, ao Anhembi, o maior centro de exposições da América Latina. Em 2010, a Reed Exhibitions Alcantara Machado passou a ser a organizadora oficial da Bienal em parceria com a CBL, ampliando o prestígio e importância à Bienal de São Paulo.
Serviço:
22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
De 9 a 19 de Agosto de 2012
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – CEP 02012-021 São Paulo – SP
Valor do ingresso: R$ 12,00
Horário de Visitação:
de 09 a 18 de agosto, das 10h às 22h
dia 19 de agosto, das 10h às 20h, com entrada até as 18h
Site: www.bienaldolivrosp.com.br
Facebook: facebook.com/Bienaldolivrosp
Twitter Oficial: @bienaldolivrosp
Um abraço,
Marco Barcellos