Minhas felicitações aos meus colegas Psicólogos, pela data. Mais um ano se passou e aconteceram muitas realizações, conexões, parcerias, sinergia, diversos projetos iniciados, finalizados e em andamento.
Profissionais que escolhem observar, estudar, lidar e compreender o comportamento humano, individual e em grupos, nos contextos familiar e social, se realizam nas diversas ramificações da área.
Como o olhar do Psicólogo é peculiar e diferencial, é bem vindo em todos os cenários, já que enxerga além do concreto e do óbvio. Por ser subjetivo, não se pode afirmar que ao sair da faculdade, o profissional será um exímio no conceito da Psicologia, ao contrário, a graduação é somente o primeiro passo de uma longa caminhada. Pessoas extremistas que queiram ingressar no mundo da Psicologia precisarão buscar uma revisão de conceitos, pois nada é taxativo, tudo é relativo, são muitas variáveis, já que o ser humano é complexo e imprevisível.
A cada ano, temos mais formandos na área. Ao mesmo tempo em que há uma saturação de recém-formados no mercado, as frentes de trabalho vêm crescendo gradualmente também. Além das áreas tradicionais, como Clínica, Hospitalar, Jurídica/Forense/Criminal, Administração, RH, Pedagógica/Educacional, Trânsito, tem a do Esporte, na qual o Psicólogo faz intervenções com o objetivo de dar suporte e orientação quanto à maximização do desempenho do atleta. Também, na área de Marketing, o Psicólogo atua com pesquisa de comportamento do público-alvo, bem como, intervém com as práticas estratégicas para se atingir ou atender as necessidades do consumidor final. Talvez, uma das intervenções mais recentes, seja o enfoque em Escolas e Universidades em relação a Coaching e Orientação de Carreira, que antes, não se ouvia falar; trabalho este, diferente do realizado pelo Psicopedagogo.
Contrariando o triste estigma de que Psicólogo é sério, certinho e só cuida de “loucos”, somos alegres, saudáveis e humanos! Hahaha Ainda tem pessoas que me abordam com receio, julgando que eu “leia” mentes.
Sugiro que todos se submetessem à terapia psicológica, já que o objetivo é o autoconhecimento, importantíssimo para termos sucesso e harmonia em todos os aspectos da vida. Chamo esse processo de “troca de pele”, sim, a reforma íntima pode ser dolorida, mas o resultado é surpreendente e gratificante, pois de tempos em tempos constatamos nosso crescimento e amadurecimento. Conhecer-se a si mesmo é gostoso, aprendemos a lidar com nossas forças e fraquezas, mas a admirar mais ainda a nós mesmos e a aumentar nossa auto-estima.
Indico também, a leitura do artigo parabenizando os Psicólogos, publicado no Blog no ano passado:
Homenagem ao Dia do Psicólogo – 27 de Agosto
http://www.blogclientesa.clientesa.com.br/blogdabolsa/?artID=1365
Forte abraço!
Muito bacana o seu texto, concordo com você, quando sugere que todos submetessem à uma terepia . A maioria do ser humano já nasce carente, quando chega na sua maturidade não tem equilibrio suficiente para enflentar alguns obstáculos da “vida”.
Um forte abraço.
À cada um de vocês Psicólogos profissionais que exercem algo que ao meu ver é muito edificante,em momentos que o cliente geralmente está em fase de crise e/ou quando Instituições de maneira preventiva procuram administrar possíveis conflitos e procuram profissionais que entendam de questões humanas.
Minha formação é Marketing,mas atuo fortemente no âmbito comportamental e identifico que torna-se impossível desenvolver estratégias de MKT sem identificar quais são os anseios humanos.
Abcs
Oi Eva!
Que bom ler seu comentário, obrigada!
Que bom seria se todos fizéssemos terapia, não é mesmo? É tão bom!
Abraço
Fabiana
Oi Isabel!
Que bom vê-la por aqui no Blog!
Alegra-me sua visão positiva e aberta em relação à interdisciplinaridade quando se fala de ser humano.
Volte sempre!
Beijos
Fabiana
ADOREI ESTA REPORTAGEM, VC. ESTÁ DE PARABÉNS
BJOS.