A Verdadeira Batalha pela Fidelidade



 A verdadeira batalha pela fidelidade do cliente nos leva a uma refinada abordagem de marketing: a Gestão do Valor da Base de Clientes.


 


Vivemos uma nova realidade. Não basta fidelizar o cliente nos moldes convencionais. Precisamos aumentar continuamente o seu valor para a nossa marca. O grande desafio dos nossos dias passa a ser o desenvolvimento de estratégias de marketing de relacionamento orientadas a aumentar sistematicamente o valor da base de clientes.


 


Muito se fala sobre o valor do cliente. Mas, poucas empresas têm definido, com precisão, as métricas para avaliar o real valor de um cliente, com uma visão de longo prazo. A mensuração passa a ser fundamental, na medida em que permite analisar o real impacto de uma estratégia de relacionamento sobre o incremento do valor dos clientes.


 


Em termos operacionais, gerar incremento significa estar continuamente elevando o valor do ticket médio, o nível de retenção de clientes e o client share. Este último entendido como a participação de uma marca no volume de compras de um cliente em determinada categoria de produtos ou serviços.


 


Os compromissos do Relacionamento e do Atendimento a Clientes são distintos. O compromisso do Atendimento é com a satisfação do cliente. Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes é com o valor dos clientes. Ou melhor, com o aumento contínuo do seu valor para a empresa ou para uma marca.

 

Para atingir este objetivo, os pré-requisitos são: identificar, atrair, ativar e reter consistentemente os clientes de valor. Estes são os grandes desafios para as empresas se tornarem vencedoras da verdadeira batalha pela fidelidade do cliente.

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