Por: Eric Lieb
Na minha viagem para participar do seminário do Tony Robbins, li um artigo muito interessante no avião que me chamou a atenção: 70% das empresas mudaram seu ambiente de trabalho para espaços abertos. Isso mesmo, aquele “ambiente” descolado, onde todo mundo senta onde quiser, e abre seu notebook e simplesmente trabalha.
Mas esse novo lay-out traz realmente benefícios de produtividade e felicidade no ambiente de trabalho? Fui pesquisar e encontrei dados surpreendentes.
Porque Espaços Abertos?
O grande racional por trás desses espaços “modernos”, “arejados”, “eficientes”, tem na verdade a ver com custo. Isso mesmo, com espaços assim, podemos ter mais pessoas trabalhando no mesmo espaço, e ainda fomentar a colaboração das pessoas. Há uma economia de 3x ou em alguns casos, 5x o custo do aluguel do espaço, manutenção, etc.
Qual a realidade?
Um estudo de Harvard mostra que a realidade num ambiente como esse, a quantidade de interrupções que cada colaborador sofre é muito maior, e se tomamos em conta que levamos 20 a 25 minutos para voltar a concentração, e a média de 86 minutos de perda devido às distrações, isso totaliza algo em torno de 15 a 17% de perda de produtividade, sem contar que a quantidade de dispensas por atestado médico é 62% maior .
Concluindo
Se o ganho de custo é diretamente ligado ao metro quadrado, mas com uma perda na ordem de 15% de produtividade, fazendo uma conta básica, chegamos a conclusão que para compensar o $$ da perda de produtividade, precisaremos gastar mais do que o ganho com o aluguel / manutenção. Quanto maior o espaço, maior é esse abismo. Eu até montei uma pequena planilha para exemplificar isso. Se desejar, me escreva que compartilho ela.
Qual a sua experiência com espaços abertos? Você se considera mais produtivo? Escreva seu comentário!
Eric Lieb é coach, empreendedor, mentor, firewalker. Apaixonado por tecnologia, atuou desde o início da internet no Brasil como executivo em empresas de TI e telecom e como consultor. É co-autor de livro sobre Atendimento nas Mídias Sociais. Empreendedor serial, atualmente é executivo da Digaa Telecom.
Oi Eric , concordo plenamento com teu informe ! A minha experiencia com espacos abertos foi assim mesmo com vc diz ! Muito Obrigado .
Antes de ler seu comentário, acreditava que o ambiente/espaço aberto/descolado era melhor, faz sentindo quando se trata de produtividade, a “informalidade”,a falta de foco, afeta a produtividade e dispersa com mais facilidade.! Vamos ficar atento.